quarta-feira, 24 de junho de 2009

APROVADO PROJETO QUE PRESERVA O PARQUE DO COCÓ


A luta foi árdua e demorada mas finalmente a novela teve um fim e o final foi feliz. No final do ano passado, uma área do tamanho do bairro da cidade 2.000 em Fortaleza, situado na área do Parque do Cocó começou a ser devastada irregularmente por uma imobiliária. A ação conjunta e solidária de moradores impediu o fato. Começava ali uma longa luta pela sua preservação. Bate-bocas, ameaças, processos judiciais, pressões, de tudo foi utilizado para intimidar os integrantes do movimento "Salve as dunas do Cocó". Mesmo criado por pessoas que não se conheciam, as dificuldades uniram esta turma de cidadãos que resolveu colocar a mão na massa para enfrentar este grave problema crônico que é a destruição do verde de Fortaleza. Os apoios foram surgindo a partir da criação de blogs, sites, de entrevistas, de panfletagem em shows e sinais. Quase 3.000 assinaturas chancelaram o projeto de autoria do vereador João Alfredo para a criação da unidade de conservação do Parque do Cocó. Professores, funcionários públicos, advogados, donas de casa, aposentados, estudantes, entre tantos outros se envolveram nesta luta. Não conseguiram intimidar este grupo com um processo judicial. Acompanhar reuniões e a tramitação do projeto foi um trabalho extra de cada um dos integrantes do grupo. Ambientalistas dos mais diversos movimentos se juntaram nesta luta. E a luta cresceu e superou as dificuldades. Foi dificil aprovar nas comissões. Mas pouco a pouco, os vereadores foram apoiando a causa. A mobilização popular garantiu isso. Foi muito bonito hoje na câmara de Fortaleza. A pressão cidadã intimidou os contrários. O placar não era tão favorável. Mas depois dos protestos, gritos, aplausos e vaias, o dia se tornou histórico para a cidade de Fortaleza, para todo o Ceará. Estive lá presente o dia todo e presenciei este momento feliz de cidadania. O projeto foi aprovado com muitos aplausos, lágrimas e muitos abraços de comemoração. Como seria diferente o nosso país, se o povo brasileiro exercesse realmente sua cidadania. Parabéns Vereador João Alfredo (grande retorno à vida pública), parabéns aos demais vereadores que apoiaram o projeto. Um abraço especial a todos que abraçaram esta causa, desde o jurista José de Albuquerque Rocha (Rochinha), passando pela advogada Nayanna Freitas, até todo os que colaboraram de qualquer forma para esta vitória. O Brasil ainda tem jeito.

Um comentário:

  1. Caro colega, esse é um debate necessário e urgente para os centros urbanos de nosso país e em especial, para nós nordestinos, haja visto que o debate ambiental em nível nacional, fica direcionado para o problemático drama vivido pela floresta amazônica. Neste sentido, esquecemos da grave situação em que vivemos nas pequenas e médias cidades.
    Por falar disto, não poderia deixar de tocar na nossa Quixadá.
    Vejo como fundamental neste momento de desenvolvimento que se encontra a nossa cidade, mais que necessário haver um grande debate sobre o plano de urbanização, bem como discutirmos sobre as áreas habitáveis ou não, como também definirmos os locais de preservação, inclusive fazendo provocações a possíveis recontruções de sistemas ambientais tomados por residenciais.
    Sei da profundidade de desafetos que este assunto causa entre as pessoas, as classes sociais e os poderes, mas tenho certeza de que muito maior é ainda, a gravidade dos problemas gerados pela ausência de uma tomada de decisão para coibir atitudes que agridem e destrõem o sistema ambiental.
    Assim, esperamos estar contribuindo com a cidadania em nossa cidade.
    Eronilton Buriti.

    ResponderExcluir