sábado, 21 de novembro de 2009

PELO BEM DO POVO E DE TODA SANTA IGREJA


Recebi um email do jornalista Sérgio Machado de Quixeramobim (CE). Pessoa educada, de fino trato, conseguiu expressar todo o sentimento que perpassa os quixadenses nestes momentos de incerteza com a relação a Dom Adelio Tomazin(foto). Este assunto permeia todas as conversas em Fortaleza, quando sabem que nós somos egressos da Terra dos Monólitos. As perguntam sobre o porquê desse conflito. Quixadá clama por uma solução. O texto é um pouco longo para o padrão dos blogs, mas merece nossa atenção. Reflitam.


Pelo bem do povo e de toda Santa Igreja. Amém

A população de Quixadá e do Sertão Central e mesmo quem não conhece pessoalmente a figura de Dom Adélio Tomasin, bispo emérito da Diocese de Quixadá, de forma direta ou indireta tem se beneficiado da obra deste homem, que dedicou-se a construir na terra dos Monólitos um ideal de fraternidade e desenvolvimento social que alavancou o progresso do município.
Os serviços prestados à população não só de Quixadá, mas da região, tanto na área da saúde, através do Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, dos projetos desenvolvidos na assistência aos pobres, desamparados e aos dependentes químicos, como da Faculdade Católica Rainha do Sertão, um marco na história da região, têm à frente um homem visionário, empreendedor, mas acima de tudo um homem de fé, que faz da sua vida um instrumento de ajuda ao próximo.

A despeito de tudo que Dom Adélio tem feito, a população foi surpreendida pelos até então boatos do afastamento de Dom Adélio de suas atividades. Agora está mais do que confirmado: o atual bispo Dom Ângelo Pignolli requer mesmo o comando de tudo. Mudanças estão sendo sentidas. Pelos funcionários do Hospital Maternidade, pelos funcionários da Faculdade Católica que foram demitidos, pelos trabalhadores das obras de ampliação da estrutura física da própria faculdade, que foram paralisadas. Enfim, algo está acontecendo, sim. E o pior: instalou-se um clima de medo entre a população, que encampou um movimento entitulado “Fica, Dom Adélio”.

Ninguém tenha dúvida do quanto Dom Adélio quer ficar ou do quanto sua permanência é fundamental para que tenham continuidade os projetos por ele implantados. Também não devemos questionar a autoridade de Dom Ângelo, o atual bispo da Diocese. O que defendemos é que haja um diálogo entre ambos os bispos, objetivando que a situação possa ser resolvida, tendo como base os próprios ensinamentos difundidos pela Igreja Católica e que Dom Adélio possa continuar seu trabalho de forma tranquila, beneficiando toda uma população, como tem acontecido, ao lado de Dom Ângelo que como bispo tem sua função precípua de liderar a igreja.

A Faculdade Católica é mais do que um empreendimento da Diocese, é uma conquista do povo de Quixadá, graças ao esforço pessoal de Dom Adélio. Ele que tanto batalhou para concretizar esse sonho, batendo de porta em porta, fosse no Brasil ou no exterior, buscando apoio para viabilizar a construção daquela entidade, que hoje conta com mais de dois mil alunos, sobre os quais para a insegurança diante da situação que se apresenta. Quem garante que com o afastamento de Dom Adélio continuem os apoios a Faculdade Católica? E o curso de medicina, cujo processo de implantação está em andamento?

Ora, sabemos que grande parte dos recursos destinados à Faculdade, ao Hospital e às demais obras são doações de pessoas que, sensibilizadas pela causa e principalmente pela atenção dispensada por essas pessoas a Dom Adélio, graças a sua credibilidade e empenho pessoal.
Com apenas cinco anos de existência muito se fez para que a faculdade seja hoje reconhecida em todo o Norte/Nordeste como uma das mais bem estruturadas entidades de ensino superior do país, resultado da administração competente de quem sabe trabalhar para o engrandecimento da região, em prol do povo, investindo na formação do ser humano como forma de superação de desigualdades.

O povo de Quixadá não quer calar. Nem pode. Dom Adélio faz parte da história do município, sua atuação é indiscutivelmente necessária para a manutenção das ações em curso. Se hoje o povo sai às ruas pedindo a permanência do bispo emérito, que Dom Ângelo, na sua bondade e abnegação, natas de quem escolheu seguir a igreja e servir ao próximo, possa ouvir esse clamor e manter Dom Adélio onde ele está, onde lhe é, por merecimento, seu lugar.

Cremos que a igreja decidirá sobre o assunto visando não apenas seus interesses, mas um bem maior, empreendido em favor da população. Não façamos desse movimento um ato de política partidária como alguns podem almejar, mas um movimento em prol da construção do diálogo, da fraternidade e do esforço conjunto dos bispos em prol do povo.

Que possa Dom Ângelo, como pastor, seguir seu trabalho religioso e administrativo sim, por que não? Mas, que possa administrar construindo pontes e não muralhas, somando forças e não desafetos. Que possa, aliado a Dom Adélio e a experiência deste fazer muito mais pela nossa gente. E sempre se pode fazer mais com a ajuda do outro do que sozinho.

Homem de fé que é, Dom Ângelo no momento certo e em breve, deverá se pronunciar oficialmente e fazer cessar esse mal estar que se instalou e que não faz bem ao seu bispado, não é justo com a trajetória de Dom Adélio e muito menos com o povo sofrido de Quixadá e região.
Queremos uma igreja unida na fé e nos propósitos. Acreditamos na busca do bem, na comunhão e nas pessoas de boa vontade.E, acreditamos no trabalho de Dom Adélio e no desejo sincero de que esse trabalho possa ser não só reconhecido, mas acima de tudo fortalecido, pelo bem do povo e de toda Santa Igreja. Amém.

9 comentários:

  1. O grande problemas Cristiano é a politicagem chula e barata que o senhor José Nilson vem patrocinando e tendo como testa de ferro o senhor Gilmar Barrros, que é sobrinho de padre Acurcio, vigario geral da Diocese.
    Dom Adelio não está sendo expulso de Quixadá como todos pensam: pelo contratrio. Dom Angelo o convidou a morarem juntos e os dois administrariam a diocese e suas "empresas".
    O problemas é que o senhor Bispo Diocesano legitimo, nomeado pelo santo Papa necessita realizar mudanças administrativas urgente por má gestão academica-financeira-administrativa.
    Outra coisa, os Bispos,(Adelio e Angelo) conversam a respeito a mais de 3 meses é só agora veio a tona a situação.... então pergunto: quem espalhou na cidade o problemas? quem mandou o Luciano ligar pra RÁDIO Monolitos informando os fatos de natureza interno e confidencial da diocese?
    Cara, um sálario de 12 mil reais ninguém quer perder, concorda comigo?
    Tudo isso não passa expeculação maldosa, criminosa para se manter no cargo.
    Reflita comigo, por favor: Se Dom Adelio viesse a morre pararia tudo? a maternidade fecharia? a faculdade acabaria? o santuario viria serra abaixo? certamente não viu.
    Outra coisa: sabia que o curso de direito não será reconhecido pelo MEC? Olha o site da FCRS e constate o que estou falando. 19 especialista, 1 graduado, 1 doudor(filosofia) e 10 mestres nas mais diversas areas do conhecimento... por ai vc tira os outros cursos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Postei sua opinião mesmo anônima como uma forma de estimular o debate. Acho que a situação merece mais cuidado por parte de ambas as partes. A troca de acusações por alguns apoiadores tem prejudicado um esclarecimento sobre a real situação. Lamentável é o silêncio de quem poderia esclarecer o episódio. De qualquer maneira, na minha opinião, o assunto vem sendo tratado de forma totalmente equivocada. Poder-se-ia chegar ao consenso. O fato de Dom Ângelo ter convidado Dom Adélio para morar com ele mostra certa falta de trato com a situação. Quanto à sua crítica a gestão da faculdade, o tempo mostrará a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando de longe essa situação. Creio que claro, há muitos interesses em jogo, uma comunidade religiosa que dirige boa parte dos equuipamentos da diocese e um bispo novo, talvez com pouca habilidade, tentando tomar de conta para o qual foi nomeado. Creio acima de tudo que uma palavra dos dois prinicipais envolvidos possa por fim a serie de boatos. Da forma que as coisas estao a população de Quixadá é a mais prejudicada. So a verdade calara os boatos. Torço que tudo se resolva pois a igreja deve ser uma ponte e nunca uma muralha. PRof Ms. Eduardo Neto Moreira

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem o Jornalista Serginho Machado... Falou de forma clara, consistente e imparcial sobre a real problemática dos fatos que estão a merecer solução e ainda delineou pontes que podem levar ao entendimento... Parabéns, sensibilidade acurada e verdadeiro propósito de chegarmos ao fim desse impasse...CARLOS MORENO NETO(advmoreno@gmail.com)!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto do Serginho Machado. Parabéns.

    Carlos Lessa

    ResponderExcluir
  6. Quem de nós não sabe que a igreja sempre foi envolvida com a política através dos séculos, quem de nós não sabe que ela sempre exerceu um poder paralelo em uma comunidade. A bem da verdade O que está acontecendo, particularmente em Quixadá-Ce, é que a igreja para defender seus interesses, entrou com candidato próprio em uma disputa eleitoral, criando-se assim uma rivalidade entre o que é de "Deus", e o que é dos homens. Deixem que o povo de Quixadá conduza os seus destinos, pois prá isso todo cidadão tem o seu direito sagrado que é o voto, e é pelo voto que se destina uma sociedade democrática. Á igreja, cabe os assuntos de Deus, aos homens as coisas terrenas. Deus não é cabo eleitoral de ninguém. Jesus quando esteve aqui só falou em nome do pai de quem foi enviado, não exerceu nenhum cargo público. Me disseram uma vez: Eu estou candidato atendendo a um chamado de Deus. Até hoje eu estou por entender como se estabeleceu esse contato. Quanto ao estado, eu quero aqui dizer prefeituras, elas não devem interferir nos assuntos da administração da igreja católica, o que cabe a ela é de responsabilidade dela, aonde o estado não deve interferir. As parcerias formadas entre a igreja e o estado devem ser conduzidas pensando somente no bem comum da comunidade e não como uma forma de sobrepor o outro. Os destinos são independentes, tendo a igreja o seu condutor que é o "santo" Papa, e ao estado aquele que foi em uma sociedade demócrática, eleito pelo povo. No momento em que o estado entra nos assuntos da igreja, ou a igreja no campo que cabe ao estado, inevitavelmente se cria toda uma celeuma e um mal estar como o que fôra criado em Quixadá.
    Aos bispos cabe orar e a caridade, aos políticos, o respeito aos cidadãos que os colocaram no destino de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  7. O bispo de Quixadá-Ce, Dom Ângelo Pignolli, em comunicado a imprensa local, diz que não há divergências entre ele e o bispo emérito Dom Adélio Tomasin, mas afirma que recebeu a Rádio Cultura com multas eleitorais que superam cento e cinquenta mil reais, e diz ainda que uma auditoria na faculdade católica e a paralisação das obras é normal, pois está zelando pelo povo de Deus. Dom Ângelo Pignolli não se pronunciou sobre as demissões realizadas naquele estabelecimento de ensino superior.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo já tendo informado a população das medidas tomadas à frente da diocese de Quixadá-Ce, o bispo Dom ângelo Pignolli fez uso de uma ferramenta já muito conhecida no município de Quixadá,"a planfletagem", um mecanismo de comunicação muito usado pelos partidos políticos. O que deixa a população do município intrigada, é porque funcionários da Faculdade Católica foram demitidos, o que não é o caso do professôres, e sim das pessôas mais humildes que prestavam seus serviços àquela instituição. Pessôas, ou povo de Deus, como o bispo Dom ângelo costuma chamar. Pessôas que eram assalariadas que ficaram desempregadas num município que não tem geração de emprego e renda. Nas ruas da cidade o assunto que não sai de pauta, é uma possível desarmonia entre o atual bispo e o emérito Dom Adélio Tomasin. A Rádio Monólitos em seu programa de notícias com Herley Nunes enfocou toda essa celeuma e deixou espaço aberto para um comunicado à população de Dom Adélio, já que este dirigiu a diocese por muitos anos e foi o responsável pela implantação de muitas intituições religiosas no município, como a Faculdade católica. Até hoje 27/11/2009, o bispo emérito continua em silêncio.

    ResponderExcluir