quinta-feira, 3 de setembro de 2009

BARRAGENS AÇUDE CEDRO - QUIXADÁ (CE)






O Açude Cedro, que é considerado um dos símbolos do sertão nordestino, retrata a junção da obra dos homens com a divina. É um espaço de beleza rara. Mesmo para os quixadaenses acostumados a ver aquele postal, é um espetáculo cada uma visita realizada. Já falamos um pouco sobre sua história. Queria abordar hoje sobre suas barragens. São cinco no total: a barragem principal, a austral (sul), a boreal (norte), a da Lagoa Forges e a vertedouro(sangradouro).

A barragem principal é um espetáculo à parte. Possue extensão de 415 m, com um raio de curvatura de 254 m. Sua altura máxima é de 20 m, chegando a 26,8m se incluirmos suas fundações. Coube ao engenheiro Bernardo Piquet Carneiro (chefe da 4a. comissão de sua construção) dar os retoques finais à barragem, procedendo ao embelezamento com as pedras em forma de escultura e as grades importadas da Inglaterra.
fonte: Açude do Cedro: Mitos e verdades - Elisângela Martins

4 comentários:

  1. Uma pena que monumento tão belo não tenha a atenção merecida de parte das autoridades governamentais, principalmente municipal,que ao que me parece tenha qualquer interesse na conservação e divulgação de tão belo conjunto arquitetônico.
    Heraldo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Belíssimas, belíssimas. São do Uchoa?
    Nayanna

    ResponderExcluir
  3. Tentando revitaliza-lo a FOG produções realiza dias 03 e 04 de outubro a "II Virada Cultural de Quixadá".

    ResponderExcluir
  4. Tive esta semana em Quixadá e o prazer de conhecer essa arquitetura linda.
    Esse Monumento MERECE BEM MAIS RECONHECIMENTO,CUIDADOS E ATENÇÃO da parte do poder público. Um cartão postal assim, desconhecidos por tantos. É uma pena...

    ResponderExcluir