sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A POLÊMICA DIVISÃO DO BOLO DO PRÉ-SAL


Sinceramente fiquei perplexo, devido a forma pequena com que alguns políticos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo defendiam que os recursos do pré-sal fossem integralmente vinculados aos seus estados. A cara de pau dos governadores, ao defenderem esta posição, foi uma verdadeira aula da história da desigualdade brasileira. Sempre a maior parte dos recursos brasileiros foram direcionados às áreas mais abastadas e eles defendiam apenas o óbvio, de que os recursos ficassem restritos aos seus estados. Daí a existência da desigualdade cruel de nosso país. Que estes estados recebessem um pouco mais do que os demais, pela "sorte" da área do pré-sal se situar nas suas proximidades, até aguento. Agora, defender que todos os recursos sejam direcionados aos seus estados; estados que não estão contribuindo financeiramente com o futuro empreendimento, aí é de lascar.

Espanta-me a pequenez dessas posições. O Brasil é um país continental, com grandes desigualdades que precisam ser enfrentadas. A decisão do governo de usar os recursos do petróleo para a educação, pesquisa e obras de infra-estrutura é corretíssima. Este ouro negro deve financiar nossa saída do sub-desenvolvimento. Com uma quantidade maior de recursos para pesquisa, a PETROBRÁS deu um show ao descobrir inúmeras reservas de petróleo. Faltava investimento para pesquisa, coisa que o ex-presidente doutor não teve a sensibilidade de realizar. Investir em educação é investir em segurança, saúde, assistência social, etc. A educação é a chave do desenvolvimento de qualquer país.

Um comentário:

  1. Cristiano e amigos de Quixadá:
    De uns tempos para cá tenho feito muitas reflexões por conta da minha solidão. Aqui nesta megalópolis os amigos são poucos e as atividades na UECE me limitam os contatos.
    Às vezes necessitamos parar para meditar, fazer um balanço, entrar em processo de análise e autocrítica.
    Tenho acompanhado com muita perplexidade e desencanto as atividades políticas no País. A geração que está no poder é a minha geração. Poucos passaram pelo sofrimento de lutar contra a ditadura. Observe bem. Foram omissos e por isso sobreviveram sem sobressaltos. É por esse motivo que são são irresponsáveis diante da História.
    Não considero que esse governo seja extraordinariamente competente para obter tantos avanços em termos de exercício da democracia plena, garantia de direitos, avanços sociais e, sobretudo, resgate da autoestima e da dignidade do povo mais humilde. Considero, no entanto, esse governo infinitamente mais sério e determinado nas suas metas. Os outros governos alegavam falta de recursos para tudo: para a saúde, para a educação,etc. Não atravessaram nenhuma crise global como essa que ainda não terminou. Entregaram, a preço de banana, as nossas maiores riquezas: Vale do Rio Doce, Cia. Siderúrgica Nacional,etc. Sucatearam nossa frota mercante para extinguir a navegação de cabotagem de custo infinitamente mais baixo que o transporte terrestre. Tudo isso para favorecer os grandes grupos, as montadoras, as distribuidoras de petróleo, a fábricas de pneus. E se locupletaram nessas transações. Os Demos(demoníacos) e tucanos foram cúmplicas nos grandes crimes de lesa-pátria.
    Mas, essa gente ainda está ativa no congresso, nos governos estaduais e municipais.
    São eles que querem a CPI da Petrobrás para submetê-la a um processo de exposição e desgaste. Frustaram-se por não terem tido tempo para privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil. E esses serão, caso retomem o poder, próximos alvos.
    Por incompetência, irresponsabilidade e até desonestidade os governos estaduais e municipais vivem de pires na mão mendigando recursos ao governo federal.
    Nunca tiveram tanta atenção. E, desonestamente, sequer revelam a origem dos recursos e assumem algumas realizações como obras suas. Desonestidade! Inauguram as obras e sequer mencionam que os recursos são do governo federal. Fazem cortesia com o chapéu alheio. Querem mais dinheiro. São vorazes. O pre sal está a alguns quilõmetros e aquela região não pertence aos estados do sudeste. Querewm dinheiro, mais dinheiro. Onde estão os recursos da arrecadação própria. Do ICMS e do imposto de renda, por exemplo. Só são suficientes para pagar a folha de funcionários e comprar Hilux?
    A propósito, para que serve a RONDA DO QUARTEIRÃO? Polícia ostensiva e preventiva que, até agora, não conseguiu diminuir os ídices de violência no Ceará. Vejam as estatísticas. Se houve algumas redução da criminalidade é porque as estatísticas estão adulteradas. A mídia diz diferente.
    SABEM DE QUEM É O PRÉ SAL?
    É DE QUEM PESQUISOU E DESCOBRIU. É DE QUEM O ESTÁ EXPLORANDO. É DO BRASIL. NÃO É DE OPORTUNISTAS E PERDULÁRIOS QUE NÃO ADMINISTRAM CONVENIENTEMENTE NEM SEUS PRÓPRIOS RECUROS SEJA POR INCOMPETÊNCIA OU ATÉ POR DESONESTIDADE.
    O que esse país está precisando urgente é de homens de vergonha. Narra a bíblia que Sodoma e Gomorra foram destruídas porque não tinha DEZ JUSTOS.
    Se este país tivesse uns SEIS MIL JUSTOS no Executivo Federal, nas casas legislativas, nos Governos Estaduais e Municipais, nas cortes de justiça e em postos chaves desta Nação, seríamos os paraíso terrestre, a maior e mais próspera nação do mundo.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir