segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DOM ADÉLIO TOMAZIN - UM PROFETA DO DESENVOLVIMENTO

Longe de mim querer entrar no debate sobre um possível conflito entre o bispo emérito de Quixadá, Dom Adelio Tomazin e e o atual Dom Ângelo Pignoli. Faltam-me informações abalizadas sobre o que está acontecendo. Espero que prevaleça o bom senso e se chegue a um denominador comum, que seja para o bem da Igreja Católica, que seja para o bem de nossa cidade e região.

Entristeço-me apenas com a forma com que uma pequena minoria tem festejado como se isto trouxesse algum benefício a quem quer que seja. Para estas pessoas não se deve dar uma mínima atenção, apenas um sentimento cristão de pena.

Quero fazer um registro sobre o papel preponderante de Dom Adelio Tomazin para as profundas transformações que aconteceram em Quixadá. Pode-se existir quem não tenha muito apreço à figura empreendedora do benfeitor quixadaense, mas não se pode negar sua importância decisiva para a revitalização econômica e social de nossa terra.

Não tenho muito contato com Dom Adélio. Foram raras as oportunidades em que tive a possibilidade de conversar com o reverendo. Em uma delas, em que participaram diversos empresários (18 no total), pudemos perguntar sobre tudo. A respeito de seus projetos, suas idéias, sua visão de desenvolvimento local e também sobre eventuais críticas que eram feitas a sua pessoa. A conversa foi franca e saimos todos dali, com a impressão de termos estado diante de uma pessoa fortemente empreendedora e que nos inspirava para nossas vidas, seja na área empresarial, seja nas mais diversas áreas de atuação.

Dom Adélio, independentemente de cor partidária e convicção religiosa, deve ser reverenciado pela sua inquietude em desenvolver o Quixadá e o Sertão. Por suas ações veio o Santuário Nossa Rainha do Sertão, a Creche Rainha da Paz, a Rádio Cultura, a Maternidade Jesus, Maria e José, a Faculdade Católica, entre tantas outras realizações. A cada dia que visitamos a Maternidade e a Faculdade, vemos a contínua transformação por que passam estas instituições. Sua mais recente obra é uma referência na formação educacional universitária. De impacto sobre as mais diversas atividades da cidade seja na área da construção civil, de entretenimento, imobiliária, etc.

Uma eventual partida de Dom Adélio não traz benefícios nenhum a nossa cidade, muito pelo contrário. Afinal, já dizia John Kenneddy, que "temos necessidade de homens capazes de imaginar o que nunca existiu". Digo que homens assim, com tal qualidade são raríssimos. Ele é um desses. É alguém capaz de se esmerar em trazer projetos e mais projetos para uma cidade desconhecida inicialmente, mas que hoje o acolheu, e o tem como ícone de seu desenvolvimento. Nunca será exagerado para nós dizermos:
Muito Obrigado Dom Adélio, por tudo que fizestes, mas esperamos que ainda possa continuar a fazer mais e mais por nossa cidade.

7 comentários:

  1. Dom Adélio, realmente, fez muita coisa por Quixadá.

    Muita gente foi e é beneficiada, no entanto, muitos não querem admitir a importância deste reverendo e acabam falando "besteira" e/ou agindo covardemente. Todavia, a maioria continua tirando proveitos das obras edificadas pelo referido bispo!

    É contraditório não é??????

    ResponderExcluir
  2. Cristiano foi a mais sensata opinião que ouvi dos fatos e/ou boatos que se comenta nos últimos dias em Quixadá.
    Não sou filho nascido nesta terra maravilhosa, mais participo da vida deste município há mais de 30 anos, casei com uma quixadaense, que ama sua terra e seus concidadãos como que todos lhes fossem irmãos, e este bem querer me contaminou de tal maneira que hoje sou um quixadaense que muito se preocupa com esta terra. Desde 1984 venho acompanhando o que acontece nesta cidade e nunca fui surpreendido por qualquer político, que tenha se despojado de suas vaidades efêmeras e tenha realmente feito tanto pelo povo de Quixadá pelo tempo que aqui moram.
    Todo Crescimento de Quixadá nestes últimos anos se deve principalmente, a um estrangeiro que surpreendeu, cara sisuda, poucas palavras, quase nenhum sorriso muito menos afagos fáceis, mais muito trabalho, muita honestidade e perseverança. Não é difícil ver isto, faça um exercício de memória, imaginem Quixadá há alguns anos atrás,
    -sem hospital de referencia rentável que trata gratuitamente seus pacientes, inclusive com UTI neonatal, a única existente na região...
    - sem faculdade, com cursos nunca dantes pensados no interior do ceará...
    - sem uma rádio moderna que previgeliou os cidadãos de nossa terra com notícias verdadeiras e atualizadas, assim como no auxilio da catequese pelo sertão tão desassistido de religiosidade...
    - sem o turismo religioso existente em nossa terra graças a NOSSA SENHORA MORENA DO SERTÃO.
    Sim Cristiano, este é o acervo que este Senhor, Vindo da Catedral da Religiosidade ofertou a Quixadá, sem auxilio de prefeitura, de governo do estado ou federal, somente com seu esforço e de seus auxiliares, e de alguns abnegados cooperadores que mesmo em sua pobreza e esquecidos pelos nossos governantes fizeram com ele um Quixadá diferente, que com suas edificações se fez com aspecto de metrópole, linda majestosa, uma princesa (descalça) do interior cearense. Por tudo isto Cristiano, cabe o final da frase do grande preside te americano”TEMOS NECESSIDADE DE HOMENS CAPAZES DE IMAGINAR O QUE NUNCA EXISTIU”.
    Por outro lado, tais benefícios alvitou o interesse daqueles que nunca nada fizeram, e ao que parece tentam insuflar dentro de outras instituições o que são useiros nas suas tão desmoralizadas representações, fazem insinuações, tentam ridicularizar os administradores laboriosos, para guindar quem sabe “administradores políticos”, às vezes fracassados em gestões outras, e desempregados, para que tentem melhorar o ótimo, na tentativa de colocar uma visão falsa de que “nós fizemos”, quando com certeza irão trazer o atraso e desorganização para o que é vitorioso.
    Esperamos que o bom senso e a responsabilidade de Dom Agelo acabem com estes boatos que tanto tem atormentado nós Quixadenses.
    Nosso novo Bispo tenho certeza, verá que o inicio da frase do presidente John F. Kennedy o norteará contra aqueles que só chegam para tirar proveitos políticos e pessoais, ”OS PROBLEMAS DO MUNDO NÃO PODEM SER RESOLVIDOS POR CÉTICOS OU CÍNICOS, CUJOS HORIZONTES SE LIMITAM AS REALIDADES EVIDENTES.
    HERALDO GOMES.

    ResponderExcluir
  3. Só sei que querem o emprego do José Nilson, sua capacidade que julgue o povo de Quixadá, mas a coisa é politica, e já que é assim e como sou do PMDB, da corrente do Sarnei, amigos que somos dos companheiros do PT, apresento uma breve face de dois candidatos que conhço para o cargo do Zé.
    1 - O primeiro e mais cotado já foi professor em
    Quixadá, homem de boa e grande desorganização administrativa pública e privada, fora ser professor já esteve em grande empresa, tendo saido pelo motivo que só ele sabe e quem o exonerou, ou talvez sua ultima mulher ou quem sabe uma das outra três que ficaram para traz. Tem o reforço de ser pau mandado do ex prefeito,que pra ajuda-lo poderá direcionar as verbas da prefeitura,que niguem vê, para auxiliar na nova administração.Contará com ajuda de deputado de grande interesse pelo Quixadá, que consiguiu grandes verbas para modernização do hospital de nossa cidade, para a segurança, o turismo, faculdades de referência, drenagens, concerto das ruas perfuradas pela CAGECE, e outras coisas que estão em segredo mas serão reveladas no ato da inauguração. Há, ia me esquecendo, tem o apoi do ministro mui-amigo do ex prfeito, aquele que disse que ia zerar o deficit do INSS, que diminuiu a fila dos segurados no balcão e aumentou nos computadores,
    2 - o segundo também professor, tendo em seu curiculo sempre dentro da profissão, cargos relevantes, bem casado, esquerda de longas datas, admiradado pelos colegas, amigos e alunos.Embora que com poucos defeitos o professor não tem pistolão, pois acho que cotrariou o coronel do sertão caiu em desgraça política,tal como você Cristiano.
    Eis ai duas boas apostas(inclusive de fofocas) para ocupar o lugar do Zé, sem querer desmerecer os outros, levo em consideração estes dois caras, que não preciso dizer quem são, pois quem é de Quixadá sabe de quem estou falando.
    AEDES.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cristiano, pela análise bem feita da trajetória de Dom Adelio. Com isenção, mostrou a importância dele para Quixadá.
    Carlos Lessa

    ResponderExcluir
  5. Quixadá deve muito a Dom Adelio. Espero que tudo se resolva bem. Os comentários na cidade é de que alguém politico estar por trás disso tudo. Não sei se posso acreditar mas seria falta de amor a cidade defender alguém uma proposta dessa pensando só em si. Baixaria demais.

    ResponderExcluir
  6. Cristiano
    Parabéns a você e ao Heraldo pela lucidez dos comentários. Longe de estimular a cizânia entre bispos, vocês realçam as qualidades inegáveis dos prelados e pregam a conciliação entre eles. Essa é a boa prática que a mídia apelativa e sensacionalista não cultiva.
    Seu blog merece nossa especial atenção e todo o nosso respeito pela linha de austeridade, de seriedade, de respeito à dignidade das pessoas, de compromisso com a verdade e de elegância em todas as manifestações.
    Espero, de coração, que o blog nunca dê guarida às manifestações grotescas, nunca permita a linguagem chula dos mal resolvidos que só sabem pregar o ódio e descarregar ressentimentos.
    Vida longa e muita paz para o blog e para você.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. "Como aniquilar uma oposição".

    Meu caro Cristiano, concordo plenamente com tudo que foi citado acima pelo inesquecível amigo Gilberto Telmo. Mas nunca circulou tão rápido na cidade de Quixadá-Ce, a atitude do ex-candidato a prefeito, do PSDB, José Nilson Ferreira Gomes diretor da faculdade católica, de pedir a carteira profissional de todos os funcionários da F.C.R.S. prá dá baixa. Tinha gente chorando nas ruas. E o que se ouve das pessôas é que tudo o que está acontecendo é devido uma aliança político-pessoal do atual bispo de Quixadá Dom Ângelo Pignoli com o ex-prefeito Ilário Marques do PT, para desestabilizar José Nilson e principalmente contra o ex-bispo Dom Adélio Tomasin padrinho político-profissional de José Nilson. Como você pode ver a política em Quixadá é feita em causa própria e em detrimento da população. Dizem que José Nilson já está de malas prontas e que o próximo a fazê-las será Dom Adélio. Se Maquiavel vivesse nos dias de hoje estaria horrorizado. Abraço!

    Walber Queiroz Cavalcante.

    ResponderExcluir