terça-feira, 27 de outubro de 2009

QUIXADÁ (CE) - TERRA DOS MONÓLITOS 139 ANOS




Poucos poemas traduzem tanto o amor ao Ceará e especialmente a Quixadá do que "Terra Bárbara" do genial e saudoso Jáder de Carvalho. Como homenagem a Quixadá em seus 139 anos faço aqui este registro desse grande escritor quixadense.

Terra Bárbara

Jáder de Carvalho

Na minha terra,
as estradas são tortuosas e tristes
como o destino de seu povo errante.
Viajor,
se ardes em sede,
se acaso a noite te alcançou,
bate sem susto no primeiro pouso:
— terás água fresca para sua sede,
— rede cheirosa e branca para o teu sono.

Na minha terra,
o cangaceiro é leal e valente:
jura que vai matar e mata.
Jura que morre por alguém — e morre.

(Brasil, onde mais energia:
na água, que tem num só destino
do teu Salto das Sete Quedas
ou na vida, que tem mil destinos,
do teu jagunço aventureiro e nômade?)
Ah, eu sou da terra do seringueiro,
— o intruso que foi surpreender a puberdade da Amazônia.

Eu sou da terra onde o homem, seminu,
planta de sol a sol o algodão para vestir o Brasil.
Eu nasci nos tabuleiros mansos de Quixadá
e fui crescer nos canaviais do Cariri,
entre caboclos belicosos e ágeis.

Filho de gleba, fruto em sazão ao sol dos trópicos,
eu sou o índice do meu povo:
se o homem é bom — eu o respeito.
Se gosta de mim — morro por ele.
Se, porque é forte, entender de humilhar-me,
— ai, sertão!
Eu viveria o teu drama selvagem,
eu te acordaria ao tropel do meu cavalo errante,
como antes te acordava ao choro da viola...

Um comentário:

  1. Cristiano,esse poema abrilhantou seu Blog,é dos meus prediletos,além da grande admiração que tenho por Jader de Carvalho,esse poema fortalece meus vinculos com Quixadá.Muito Bom!!!

    ResponderExcluir