sábado, 24 de outubro de 2009

ORIGEM DA PALAVRA CANDIDATO


Na Roma Antiga os candidatos se exibiam diante dos eleitores vestidos de branco. Hoje o marketing político tem outras formas de passar a mesma mensagem.

A palavra "candidato" vem do latim candidatus, termo derivado do adjetivo candidus, que significa, segundo o Houaiss, "branco, alvo, cândido; vestido de branco; radioso, brilhante; belo, formoso; sereno; feliz, ditoso". Embora todo esse leque de conotações positivas fosse obviamente bem-vindo, o sentido de candidatus nasceu literal: queria dizer apenas vestido de branco.

Aqui estamos na fronteira entre a política e a moda. Na Roma Antiga os aspirantes a qualquer cargo público só se apresentavam diante dos eleitores metidos em toga imaculadamente alva. O costume, tão arraigado que passou a nomear os próprios políticos em campanha, foi analisado da seguinte forma no início do século 18 por Rafael Bluteau, em seu Vocabulário Português e Latino, o primeiro grande dicionário da língua portuguesa: "Candidato – Assim chamavam antigamente em Roma aqueles que pretendiam ser eleitos às dignidades, porque estes tais se vestiam de branco, como se quisessem mostrar a candideza do seu ânimo na sua pretensão, dirigida só ao bem público; ou também porque queriam dar a entender que não fundavam nos seus merecimentos, mas na bondade e virtude dos que haviam de eleger, o sucesso da pretensão."

Se o vereador José Maria souber dessa história não tinha mais o branco. Falo isso pois sempre Zé Maria usa o branco nos dias de sexta-feira.
Fonte: Sérgio Rodrigues - Revista da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário