sábado, 3 de outubro de 2009

UM PREFEITO ESPERTO: JOSÉ LINHARES DA PÁSCOA


Um dos fatos que marcaram a história de Quixadá (CE) foi a morte do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Um dia antes de sua morte ele pernoitou na Casa de Repouso São José(foto), situada no distrito de Dom Maurício. Este local, além de ter uma beleza especial, contrasta com a cidade em virtude do clima. Com uma temperatura amena e agradável atrai ainda hoje inúmeros visitantes para repouso e descanso. Inclusive, os objetos do quarto, em que durmiu pela última noite, encontram-se dispostos no Museu Histórico da cidade.

Neste seu último dia de vida, antes do trágico acidente aéreo que o vitimou, recebeu o então prefeito de Quixadá, José Linhares da Páscoa, com quem teve uma rápida conversa.

Após o acidente, o prefeito Zé da Páscoa, foi indagado sobre o teor de sua última conversa por diversos jornalistas que vieram cobrir o acidente. Esperto, o prefeito relatou o seguinte fato:

- O presidente me garantiu que iria conseguir a construção da estrada ligando a cidade de Quixadá até o distrito de Dom Maurício(Serra do Estevão). Esta foi sua última aspiração.

A forma como isto foi amplamente divulgado nos meios de comunicação trouxe consequências. Os recursos da estrada foram assegurados pelo Governo Militar. Anos depois, Zé da Páscoa, que foi meu colega secretário na gestão municipal de 1993-1996, me contou a história e me deu a seguinte declaração:

- O presidente mal conversou comigo, mas eu não podia perder esta oportunidade para Quixadá.

E assim foi conseguida a estrada tão sonhada pelo eficiente administrador.

7 comentários:

  1. É desse tipo de histórias que nossa política é feita. Essa, Cristiano, deve entrar para a lista de "Coisas que só Acontecem em Quixadá".

    Um abraço.


    LEÔNIDAS MACÊDO NETO.

    ResponderExcluir
  2. um sonho realizado atraves de uma grande mentira.a mentira nesse caso: prevaleceu... um grande abraço cristiano, espero que com o seu ingresso no PSB as grande conquistas sejam atraves de grandes verdades.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Muito boa essa!

    A.A

    ResponderExcluir
  4. Seu Zé Linhares da Páscoa tem muitas histórias interessantes em sua trajetória. Procurarei contar outras em postagens futuras.

    ResponderExcluir
  5. O maior e melhor Prefeito de todos!
    Quixadá até hoje sente aa falta desse grande homem!
    Pena que Ilário não seguiu o exemplo de honestidade.

    ResponderExcluir
  6. Criatividade em prol do município

    ResponderExcluir
  7. Essa é a verdadeira política, lutar pelo progresso do nosso Quixada, e não, como estamos agora, dois partidos brigando pelo poder enão pelo crescimento de nossa cidade.Precisamos de um lider urgentemente antes que Quixadá se aniquile com esta segunda seca.

    ResponderExcluir