terça-feira, 3 de março de 2009

MANGABEIRA UNGER NO CEARÁ


A presença do Ministro Mangabeira Unger da Secretaria de Ações Estratégicas do governo Federal no Estado do Ceará foi marcada por um debate de muita participação no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza. Presentes estavam o Governador do Estado Cid Gomes, muitos deputados, secretários estaduais e diversas autoridades do mundo político e empresarial. Muitos jornalistas também se fizeram presentes. O ministro por si só é uma figura curiosa. Durante certo tempo foi parceiro do ex-governador Ciro Gomes em palestras e lançamentos de livros. Foi professor do atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Sua voz peculiar ecoou por quase 1 hora de exposição em que ele abordou um plano estratégico para nosso Nordeste, pois segundo ele, "Projeto para o Nordeste é um projeto para o Brasil". Sem dúvida alguma, o Professor Mangabeira demonstrou muito conteúdo e conhecimento de nosso país. O debate com o governador Cid Gomes marcou o evento.

Veja abaixo algumas de suas declarações:

- " O fundamental da educação no país é a escola média. Fronteira aberta entre o ensino geral e o técnico";

- "Precisamos construir um processo decisório aberto, capaz de sobreviver a um governo transitório";

- "O Nordeste é o maior órfão de desenvolvimento de nosso país";

- " O Nordeste deve aparecer como uma região rebelde que encarna a alma nacional";

- "Devemos partir do que já deu certo, sem dogmas";

- "Nordeste pode ser a nossa China, de um lado bom ou lado ruim. Será do lado ruim se tornar-se apenas repositório de mão de obra barata; será do lado bom se tornar-se o espaço da inovação";
Mangabeira apresentou os 5 pontos principais para a transformação de nossa região que são a agricultura irrigada e de sequeiro; a política industrial voltada para pequenas e médias empresas; a capacitação através do ensino médio profissionalizante mas compartilhada com a cultura geral; os avanços dos programas sociais e os grandes projetos industriais.

Propôs que nós contribuíssemos com a o ideário destas propostas, que encaminhássemos propostas para sua implantação e fizéssemos uma grande campanha para convencer o Brasil de que da importância do investimento na nossa região.

Obs: fui tirar uma foto com o Ministro e acabei dando uma de fotógrafo, tal o número de pessoas que me pediram para tirar uma foto e enviá-las pelo email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário