sexta-feira, 21 de agosto de 2009

GESTÃO PÚBLICA NÃO É BRINCADEIRA

Gestão pública não é brincadeira e nem pode estar atrelada aos interesses político-eleitorais imediatos. Uma gestão deve se mover pelo interesse público no sentido de assegurar a promoção da vida das pessoas. Gestão pública mal gerida compromete a vida de muitos e até de gerações.

Falo isto analisando estes primeiros meses da gestão municipal de Quixadá. A manutenção de praticamente todo o corpo dirigente da gestão anterior não garantiu a correção de erros e muitos menos a mera manutenção do que já estava sendo feito. Obras importantes continuam paralisadas ou andando a passos menores do que o da tartaruga. Graves problemas permanecem sem enfrentamento. A qualidade dos gastos públicos é da pior qualidade, com proliferação de recursos entrando no ralo do esgoto, com quantias vultosas sendo pagas a aluguéis de carros, marketing, diárias, entre outros abusos.
Fazer crítica sem apontar soluções não foi nem será minha postura. Por isso, que mesmo nas minhas mais fortes afirmações, sempre aponto perspectivas para o atual gestor. É importante que a gestão venha a dar certo, afinal todos queremos bem a nossa cidade. Não desejamos o "quanto pior, melhor". A resposta aos nossos pronunciamentos tem sido de uma pequenez tremenda. A forma rasteira que um apaniguado do novo "coronel" passou a criticar-me, confirma a degradação ética em que se situa o atual grupo político no poder. Repito, sinto pena de que uma liderança que fomentou esperança, tenha tornado-se seguidor das práticas dos mais nefastos politicos brasileiros.

Nas democracias, os governantes têm uma espécie de conselho político que o cerca. Essa turma, formada entre os mais próximos da confiança do chefe, teria a função de “aconselhar” o governante de plantão. Em nossa cidade, o "aconselhar" torna-se na realidade a completa dominação de um prefeito pelo seu "chefe" ou mesmo "coronel". Lamentável, acho que isto já passou da conta. É descabido acreditar que este gestor continue a afirmar por onde passa que "está de mãos atadas". É mais descabido ainda verificar-se que este gestor não enfrenta os problemas e empurra-os ladeira abaixo. Falei, no início desta postagem, dos riscos de uma má gestão. Quatro anos de mau governo prejudicam demais. O povo está sentindo e comprendendo a necessidade de mudança nesta incompetência gerencial. Espero que os estragos dessa paralisia administrativa não prejudiquem demais nossa cidade.

4 comentários:

  1. Cristiano
    É lamentavel a atual situação de nossa cidade...O povo realmente errou na escolha.Mas não errou por que quiz.Errou por que foi enganado por um ditador,um mal-amado que só possui rancor no coração.Sinto muita pena dele.Gostaria de pedir que você faça uma reportagem,mostrando fotos do polo de lazer do campo velho .A construção da piscina ta parada!Faça uma comparação mostrando fotos de urbanização de açudes com outras cidades(Sobral,Iguatu)...Fico imaginando os rios de dinheiro que foram desviados dessa obra que não trouxe nenhuma utilidade!Avenidas foram abertas mas não existe circulação,utilização nenhuma.Se parármos pra pensar e contabilizar as obras feitas pelo ditador em 12 anos,só um cego não consegue ver que ele poderia ter feito muito mais.Sonho pra qualquer cidade é ter um administrador como o prefeito de Iguatu.Ele sim possui visão de futuro e sabe planejar o desenvolvimento daquela cidade...

    Quixadá está agonizando e o pior de tudo,nas mãos de um médico!
    (quixada_ce@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Um Prefeito incompetente é tão prejudicial quanto um corrupto,e quando juntam-se as duas
    "QUALIDADES" o prejuizo é maior ainda para a populção.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável realmente a situação da cidade. As pessoas precisam ver que não basta um tapinha nas costas para votar. Deve-se fazer uma discussão sobre os projetos que o candidato defende, sobre seu passado, sobre como será seu governo.
    Agora do jeito que vai, com um gestor despreparado poderemos ter grandes prejuizos para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Caro Cristiano,

    esta sua matéria foi fantástica. Não esqueça que aquela sua entrevista, sobre o Ilário, para a monólitos, ainda hoje repercute na cidade. Você está fazendo o que milhares de quixadaenses gostariam de fazer mas não tem como. Pode ter certeza que até hoje eles ainda perdem o sono por conta daquela entrevista. Portanto, acho que você tem muito a contribuir para que haja MUDANÇA na política de Quixadá, na Prefeitura e na Câmara. A população de bem e consciente não suporta mais viver sob um regime ditador enquanto a nossa Constituição diz que vivemos em uma democracia.Cadê o princípio da alternância de poder? Cadê a oposição? Cadê a imprensa? Cadê os Órgãos de fiscalização? A população de Quixadá, certamente, conta com sua valiosa ajuda.

    ResponderExcluir