terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARNAVAL CHEGANDO NO SERTÃO CENTRAL


Defini que irei passar o carnaval em Quixadá. Havia algumas propostas para ir a Olinda mas optei por rever os amigos e amigas. Somente um caso de força maior me tirará de lá (um convite de alguém muito especial, terremoto, maremoto, etc).

Lamentavelmente o Carnaval deste ano está sendo tratado de forma totalmente amadora. Não se tem divulgação nenhuma das atrações ou da programação. Uma pena que um Carnaval que levou tanto tempo para se credenciar venha tendo este tratamento. Como organizador do primeiro carnaval popular de Quixadá (1993) fico triste de isto estar acontecendo com esta festa que é tradição.
Sei que era o momento de um up-grade, uma mexida para melhorar a qualidade, no entanto, o que está acontecendo é o contrário, um desleixo total. Ano passado cheguei a conversar com os dirigentes dos blocos sobre uma proposta inovadora para o carnaval de Quixadá, mas infelizmente teremos que guardar no baú. Um aviso: se continuar assim vão acabar liquidando de vez o carnaval.

As pessoas se programam com antecedência para o Carnaval. Não é a toa que muitas cidades já estão divulgando seus carnavais há tempos. Se não aconteceu nenhuma divulgação não teremos visitantes e o que é pior, que muitos quixadaenses vão é viajar, tal a falta de entusiasmo no carnaval deste ano.

A festa só tem sentido se trouxer dividendos para a cidade, com turistas, consumo e geração de renda. Caso torne-se apenas uma festa eminentemente local perde-se o sentido de maiores investimentos.

Quixeramobim aos poucos vem ocupando um espaço que era inteiramente nosso. Pelas atrações deverá fazer um carnaval até maior que Quixadá. Vejam as atrações da região e defina seu roteiro.


QUIXERAMOBIM - Forró do Muído, Forró Moral, Banda Patrulha, Forró Estourado, e outras atrações.

BANABUIÚ - Solteirões do Forró, Kátia Cilene e Forró do Bom, Acima do Sol, Casadões do Forró;

CHORÓ - Forró Moral, Moral Mix, Kátia Cilene, Forró do Bom e outras atrações.

QUIXADÁ - Banda Pinote, Banda Patrulha, Capim Cubano, Seu Brother(quem é esse ?), Boneca Cobiçada.


Ano passado tivemos Solteirões, Tropa de Choque, Forró Real, Acima do Sol, Severina Brown e Boneca Cobiçada. Esse ano decaiu bastante e enfrentaremos a competição de atrações melhores na região. Talvez dê um pulo no dia do Forró do Muído - gosto das "coleguinhas" - em Quixeramobim. Ainda bem, que iremos pelo menos curtir o som do meu amigo Djacson da Boneca.

De qualquer jeito estaremos na praça para tomar algumas cervejas com a turma e pular nos blocos. Ah, se tem alguma divulgação deve-se aos blocos que estão se esforçando para segurar o carnaval de Quixadá.


obs: a foto é das coleguinhas que irão abrir o carnaval de Quixeramobim.

4 comentários:

  1. Pois é Cristiano, concordo com voce! de maneira simples e sem alardes Quixeramobim vai passar Quixadá até no carnaval, porque nos demais aspectos como no esportivo, cultural, emprego e renda e infraestrutura, como tantos outros, ele já nos passou e faz um tempão. Pena só agora voce perceber isso.
    Lembro-me de um passado bem proximo Quixadá sem os blocos de carnaval para abrilhantar a festa e nessa epoca voce fazia parte da então gestão municipal.
    Mas é isso. Como diz o velho e sabio ditado popular:"vão-se os aneis e fica-se os dedos".
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo acho que a gestão de Quixeramobim teve acertos e mereceu os avanços que a cidade teve. Quanto a achar que ela está bem a frente acho que você está redondamente enganado. Culturalmente em que nossa vizinha cidade é superior ? Comércio, experimente ir ao comércio de lá e veja a quantidade de vendas e de pessoas nas ruas. Dê uma volta em qualquer dia à noite para ver a intensa movimentãção que lá existe. Aproveite para verificar a "infra-estrutura" do Terminal Rodoviário.
    Nossa cidade é bem mais alegre e animada. Agora, os políticos de lá estão trabalhando e é esse o papel.
    Lembre-se de conversar com alguém que tenha trabalhado nas fábricas de lá e pergunte dos direitos que lá existem e das condições de trabalho. Acho que sua opinião mudará. Veja a quantidade de pessoas com carteira assinada em Quixeramobim e Quixadá. Compare.
    Quanto aos erros da antiga e da atual gestão eles existem. E pode ter certeza,eles vão estar mais explícitos.
    Quanto ao carnaval é inegável a importância dos blocos. Sempre tivemos esta tradição e nunca achei diferente.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Cristiano, apesar de ser suspeito pra falar, tamanha nossa amizade pessoal, acho uma injustiça gritante que alguém queira atribuir a vc, embora de maneira reflexa, algum insucesso passado ou presente que porventura tenha aconteciodo no caranaval de Quixadá. Vc tem todos os méritos da consolidação do carnaval popular, do são joão, do reveillon, enfim, destes e de outros tantos eventos festivos e culturais que acontecem em nossa querida cidade. Sempre soubemos do seu carinho com os blocos, sempre soubemos da sua criteriosidade de fazer desses eventos um referencial para nossa cidade. A vc não pode ser atribuído tão pesado fardo de desinteresse e desleixo.... Parabéns pela materia!!!!

    ResponderExcluir
  4. É bom lembrar que o Cristiano foi quem realmente começou o carnaval popular em quixadá, foi quem realmente criou o Pula fogueira, porém ele fez o que podia dentro das condições que possuia.
    Tenho certeza que se não fez mais era simplesmente devido as condições que eram lhe passadas.
    Sabemos também, caro Cristiano, o quanto deve estar sendo triste para você puder observar uma coisa que mudou a rotina de toda uma sociedade, como o carnaval ser feito para todos, estar sendo jogado na lata do lixo dessa forma.
    Imagina o Pula Fogueira, este que é a sua cara, o q será deste grande evento???
    Já tô imaginando: banda chicote, e outras....
    Quixadá não merece ficar a mercê disto tudo...é bem mais forte que isso....
    Vamos em frente....

    ResponderExcluir