terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARNAVAL CHEGANDO NO SERTÃO CENTRAL


Defini que irei passar o carnaval em Quixadá. Havia algumas propostas para ir a Olinda mas optei por rever os amigos e amigas. Somente um caso de força maior me tirará de lá (um convite de alguém muito especial, terremoto, maremoto, etc).

Lamentavelmente o Carnaval deste ano está sendo tratado de forma totalmente amadora. Não se tem divulgação nenhuma das atrações ou da programação. Uma pena que um Carnaval que levou tanto tempo para se credenciar venha tendo este tratamento. Como organizador do primeiro carnaval popular de Quixadá (1993) fico triste de isto estar acontecendo com esta festa que é tradição.
Sei que era o momento de um up-grade, uma mexida para melhorar a qualidade, no entanto, o que está acontecendo é o contrário, um desleixo total. Ano passado cheguei a conversar com os dirigentes dos blocos sobre uma proposta inovadora para o carnaval de Quixadá, mas infelizmente teremos que guardar no baú. Um aviso: se continuar assim vão acabar liquidando de vez o carnaval.

As pessoas se programam com antecedência para o Carnaval. Não é a toa que muitas cidades já estão divulgando seus carnavais há tempos. Se não aconteceu nenhuma divulgação não teremos visitantes e o que é pior, que muitos quixadaenses vão é viajar, tal a falta de entusiasmo no carnaval deste ano.

A festa só tem sentido se trouxer dividendos para a cidade, com turistas, consumo e geração de renda. Caso torne-se apenas uma festa eminentemente local perde-se o sentido de maiores investimentos.

Quixeramobim aos poucos vem ocupando um espaço que era inteiramente nosso. Pelas atrações deverá fazer um carnaval até maior que Quixadá. Vejam as atrações da região e defina seu roteiro.


QUIXERAMOBIM - Forró do Muído, Forró Moral, Banda Patrulha, Forró Estourado, e outras atrações.

BANABUIÚ - Solteirões do Forró, Kátia Cilene e Forró do Bom, Acima do Sol, Casadões do Forró;

CHORÓ - Forró Moral, Moral Mix, Kátia Cilene, Forró do Bom e outras atrações.

QUIXADÁ - Banda Pinote, Banda Patrulha, Capim Cubano, Seu Brother(quem é esse ?), Boneca Cobiçada.


Ano passado tivemos Solteirões, Tropa de Choque, Forró Real, Acima do Sol, Severina Brown e Boneca Cobiçada. Esse ano decaiu bastante e enfrentaremos a competição de atrações melhores na região. Talvez dê um pulo no dia do Forró do Muído - gosto das "coleguinhas" - em Quixeramobim. Ainda bem, que iremos pelo menos curtir o som do meu amigo Djacson da Boneca.

De qualquer jeito estaremos na praça para tomar algumas cervejas com a turma e pular nos blocos. Ah, se tem alguma divulgação deve-se aos blocos que estão se esforçando para segurar o carnaval de Quixadá.


obs: a foto é das coleguinhas que irão abrir o carnaval de Quixeramobim.