sábado, 29 de agosto de 2009

FILMA FRACTAIS DE HERALDO CAVALCANTI É PREMIADO EM MOSTRA INTERNACIONAL

O filme-documentário "Fractais Sertanejos" do cineasta cearense Heraldo Cavalcanti foi premiado no Festival Internacional de curtas metragens de São Paulo. O curta tem duração de 19 minutos e conta a história de um operário da construção civil que torna-se artista ao sair do coma, esculpindo obras abstratas que denomina "TudoeNada", semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos. Vale a pena conferir o documentário que é uma oportunidade de conhecer a figura do escultor cearense "Janjão", que tem obras expostas em diversos países.
Heraldo Cavalcanti(na foto comigo) foi o autor do vídeo turístico de Quixadá, tendo já conquistado diversas premiações no meio cinematográfico. Seu próximo trabalho será o curta "A casa da horas", com a atriz Nicette Bruno. Quero parabenizar ao sobrinho e amigo por mais essa conquista.

2 comentários:

  1. O filme "Fractais Sertanejos", exibido no 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, foi escolhido pelo público que assistiu às sessões como um dos 10 melhores filmes brasileiros exibidos.
    O festival, que passou cerca de 400 filmes de todo o mundo, não tem caráter competitivo, mas os patrocinadores e apoiadores do festival concedem prêmios e troféus para os filmes que constam entre os 10 escolhidos pelo público.
    "Fractais Sertanejos" recebeu o Prêmio CTAV que concede uma cópia legendada ao filme e o Troféu Luiz Orlando da Silva, concedido pelo Centro Cineclubista de São Paulo- CESIP.
    Fico feliz em informar também que o filme acaba de ser selecionado para a 9ª Goiania Mostra Curtas.
    Um abraço a todos,
    Heraldo Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Nunca é demais se mostrar o que é vitorioso, feito com responsabilidade e honestidade. Transcrevo abaixo Comentário da critica de cinema do jornal Crítica Curta, a jornalista Anelise Ferrão:
    "A ARTE E A ALMA DO ARTISTA"
    "FRACTAIS SERTANEJOS" consegue com excelência expor em imagens, simultaneamente, a arte e a alma do artista.É um vídeo-documentário sobre um operário que se torna artista plástico após sair de um coma. Ele esculpe em madeira estatuetas que carregam em si significados profundos.
    Heraldo Cavalcanti relata como é instigante uma obra comum, feita por um artista simples,ter a capacidade de carregar significados filosóficos.Seu filme tem o objetivo de explicar o sentido da arte na visãodo artista, e faz isso impecavelmente através planos perfeitos e enquadramentos inovadores.A edição traz ainda animações e efeitos visuais apropriados que dão um ar científico ao filme. As imagens são fortes, belas, ótima fotografia e luz. O diretor consegue captar a alma do artista, analisando como o ex-operário trasmite, através da arte em madeira, seus conflitos existenciais. É,portanto, um documentário com elemenos diferentes do convencional, uma forma peculiar de expor a arte.

    ResponderExcluir