terça-feira, 9 de março de 2010

ANTÔNIO CONSELHEIRO FAZ 180 ANOS

Aproveito este espaço para publicar texto que trata de seminário que aborda a trajetória de Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio Conselheiro". Figura das mais controvertidas da história brasileira, representou o sonho de milhares de nordestinos para o estado de pobreza sem esperança de futuro. Foi tratado como inimigo do estado, sendo seus seguidores dizimados pelo exército brasileiro, após 4 expedições. Quero parabenizar ao amigo Sérgio machado pela brilhante iniciativa. Segue o texto de sua autoria.

Aproximando-se o aniversário de cento e oitenta anos de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, a Fundação Canudos e a Fundação Alberto Pasqualini realizam um evento em homenagem ao líder de Canudos visando apresentar para a população um pouco da trajetória de Conselheiro e a importância deste ícone da história nacional. Assim foi idealizado o I Fórum Conselheiro resiste – 180 anos de História, que será realizado nesta sexta, 12, a partir das 18h30, no Hotel Veredas do Sertão, em Quixeramobim, terra natal do homenageado.

Foto: Filme Canudos, com José Wilker, Cláudia Abreu, Paulo Betti e Marieta Severo.

O evento será desenvolvido em formato de painéis expositivos, iniciando com a apresentação a Profª Maria Gorete Pimentel Nunes Amâncio, licenciada em Pedagogia e Letras, Especialista em História do Ceará e Gestão Escolar, que traçará o retrato de Conselheiro no imaginário popular.

Em seguida, usando a mesma metodologia o Prof. João Bosco Fernandes Mendes, advogado formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), autor do livro “Euclides Conselheiro, um grito do Nordeste", trabalhará o tema Euclides e Conselheiro.

Encerrando o evento, o Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciado em Ciências Sociais, e mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Arruda Pontes debaterá os 180 anos de Antonio Conselheiro.

O I Fórum Conselheiro resiste – 180 anos de História, conta com o apoio do Sistema Maior de Comunicação, da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Quixeramobim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário