quinta-feira, 11 de março de 2010

POLICLÍNICA DE QUIXADA - UMA NOVA REALIDADE PARA A SAÚDE DO SERTÃO CENTRAL

Ontem estive em audiência com o Secretário de Governo Ivo Gomes e ele me fez um relato pormenorizado do Projeto da Policlínica de Quixadá. Talvez não tenhamos a dimensão da importância de Quixadá e o Sertão Central serem aquinhoados com a construção e implantação da Policlínica. Os ganhos sociais serão enormes para toda a população. Exames e atendimentos, que só seriam realizados nos grandes centros e com muita dificuldade para o atendimento, passam a ser efetivados bem próximos das casas das pessoas. No caso de Quixadá, em nossa própria cidade.

Quixadá receberá a POLICLÍNICA DO TIPO 2 que faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada do Estado do Ceará.

As Policlínicas Tipo II serão instaladas nas microrregiões de maior densidade populacional e ofertarão todos os serviços das seguintes especialidades médicas: Endocrinologia, Angiologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico serão: Radiologia Convencional, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiografia, Ergometria, Eletrocardiograma, Audiometria e coleta de Patologia Clínica. Bem como os serviços de Tomografia Computadorizada, Eletroencefalograma e Endoscopia Respiratória.
 
Quanto aos Recursos Humanos estima-se na Poli II um total de 103 funcionários assim distribuídos: 29 médicos especialistas, 10 profissionais de saúde nível superior não médico, 29 de nível médio e 35 profissionais administrativos e técnicos.

Dia 19/03 será o dia da ordem de serviço, com a presença do Governador Cid Gomes e muitas outras autoridades, desta grande conquista para Quixadá e o Sertão Central. Pelas fotos das maquetes pode-se ter a idéia da magnitude do projeto.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

3 comentários:

  1. Excelente projeto para Quixadá e região.

    Finalmente a cidade de Quixadá, depois de ter virado piada em todo o Ceará, tem um represente junto ao governo do estado.

    Parabéns, Cristiano.

    Pode contar comigo.

    Leônidas Macêdo.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente uma grande obra para Quixadá. Valeu.

    Paulo Barbosa

    ResponderExcluir
  3. No meio de tantas noticias frustantes sobre a administração de Quixadá, finalmente uma boa notícia.

    Carlos Lessa

    ResponderExcluir