quinta-feira, 11 de março de 2010

POLICLÍNICA DE QUIXADA - UMA NOVA REALIDADE PARA A SAÚDE DO SERTÃO CENTRAL

Ontem estive em audiência com o Secretário de Governo Ivo Gomes e ele me fez um relato pormenorizado do Projeto da Policlínica de Quixadá. Talvez não tenhamos a dimensão da importância de Quixadá e o Sertão Central serem aquinhoados com a construção e implantação da Policlínica. Os ganhos sociais serão enormes para toda a população. Exames e atendimentos, que só seriam realizados nos grandes centros e com muita dificuldade para o atendimento, passam a ser efetivados bem próximos das casas das pessoas. No caso de Quixadá, em nossa própria cidade.

Quixadá receberá a POLICLÍNICA DO TIPO 2 que faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada do Estado do Ceará.

As Policlínicas Tipo II serão instaladas nas microrregiões de maior densidade populacional e ofertarão todos os serviços das seguintes especialidades médicas: Endocrinologia, Angiologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico serão: Radiologia Convencional, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiografia, Ergometria, Eletrocardiograma, Audiometria e coleta de Patologia Clínica. Bem como os serviços de Tomografia Computadorizada, Eletroencefalograma e Endoscopia Respiratória.
 
Quanto aos Recursos Humanos estima-se na Poli II um total de 103 funcionários assim distribuídos: 29 médicos especialistas, 10 profissionais de saúde nível superior não médico, 29 de nível médio e 35 profissionais administrativos e técnicos.

Dia 19/03 será o dia da ordem de serviço, com a presença do Governador Cid Gomes e muitas outras autoridades, desta grande conquista para Quixadá e o Sertão Central. Pelas fotos das maquetes pode-se ter a idéia da magnitude do projeto.

Fonte: Governo do Estado do Ceará