domingo, 14 de março de 2010

RONDA DO QUARTEIRÃO EM QUIXADÁ


Tive uma audiência nesta sexta-feira passada com o Comandante do Ronda do Quarteirão Coronel Joel Brasil(foto). A sede do comando fica na avenida Bezerra de Menezes e pude verificar in loco a grande quantidade de viaturas(foto 2) que estão sendo disponibilizadas para o processo de implantação em nosso Estado.

O Coronel Brasil me atendeu com extrema cortesia. O tema da audiência foi o lançamento do ronda a ser feito pelo governador Cid Gomes nesta sexta-feira no Balneário Cedro Clube. O coronel me relatou toda a filosofia do programa, inclusive me mostrando exemplos do monitoramento das viaturas. Para se ter uma idéia, em cada veículo existem quatro câmeras que mostram diversos ângulos de visão. Pode-se ver os policiais dirigindo, a visão externa do veículo, o xadrez, etc. Existe uma central de acompanhamento de todas as equipes em operação 24 horas. O Comandante me pediu para escolher um bairro de Fortaleza. Dei o exemplo da Cidade 2.000.  Na mesma hora, pelo seu celular, pudemos ver através das câmeras onde se localizada a viatura e verificarmos que os policiais encontravam-se com o veículo estacionado e almoçando.

Explicou que em Quixadá, teremos a cidade dividida em três áreas, com patrulhamento 24 horas. Serão 26 policiais a princípio disponibilizados para Quixadá. Teremos três veículos permanentes bem como uma frota reserva para atender em caso de necessidade. A sede do Ronda será no Quartel da Polícia Militar onde está sendo montada a central de atendimento para ligações. Confira em primeira mão, os números a serem utilizados pelo atendimento nas três áreas:

- VTC 1242 - Fone 3412.1242
- VTC 1243 - Fone: 3445.1243
- VTC 1244 - Fone: 3412.1244

Serão distribuidos panfletos com todas as informações e telefones para atendimento à comunidade. O início das operações está marcado para o dia 19/3, quando do lançamento pelo Governador.

O comandante me afirmou das boas intensões do Governo Estadual no investimento na área de segurança, citando como avanços a construção da Perícia Forense, que se tornaria em uma das mais modernas do país; a Academia de Polícia que está em construção; as mais de 50 novas delegacias em obras; e o aumento do efetivo policial. Falou com entusiasmo do trabalho e reafirmou a necessidade das políticas de segurança estarem integradas com as da área social e educativa.

Após nossa audiência, coloquei-o em contato com a Rádio Monólitos para a concessão de uma entrevista, na qual ressaltou como se dará a implantação do Ronda em Quixadá. Confirmou a sua presença para a cerimônia nesta sexta-feira  no Balneário Cedro Clube.