quarta-feira, 31 de março de 2010

E O CARNEIRO FUGIU ?


Era a campanha de 1990. Travestia-se de candidato o jovem advogado Ricardo Machado. Seria o representante na Assembléia Legislativa do município de Quixeramobim. No meio da campanha surge convite de um apoiador seu para a realização de uma atividade política no bairro da Cidade 2.000 em Fortaleza. Segundo o apoiador iria realizar o maior comício da campanha. Seu nome era Bigode, conhecido bon-vivant e bebedor emérito.

Desconfiado da promessa do amigo apoiador, Ricardo resistiu. A insistência de Bigode foi grande, que ele assentiu na realização do evento. Bigode exigiu poucos recursos para o comício:

- Preciso apenas de carro de som para divulgar, cartazes para decorar a praça e um carneiro. Lhe garanto que levo mais de 5.000 pessoas.

Assim foi feito. Quando chegou o dia do evento, Ricardo foi recebido com uma multidão nunca vista em comício nenhum na Cidade 2.000. Era gente que não acabava mais e o candidato ficou animado com a possibilidade de tantos votos. Ricardo fez um grande discurso na defesa da democracia, da ética e seriedade. Ninguém arredou o pé durante seu discurso e muito menos quando terminou. 

Foi então que Ricardo percebeu que além do comício haveria um bingo de um carneiro. Bigode tinha percorrido todas a região divulgando o bingo. Distribuiu cartelas para todos, prometendo ser um carneiro legítimo do sertão. E o bingo aconteceu. Foi um sucesso total.

O problema foi quando foram entregar o carneiro ao ganhador. O carneiro tinha conseguido se soltar da corda e fugira pela ruas do bairro. O povo esculhambava o candidato:

- Esse nem entrou e já tá descumprindo promessa.

Ricardo falava para seus amigos próximos:

- Onde tava com a cabeça para confiar no Bigode. Me lasquei nessa.

Foi um deus-nos-acuda para encontrar o animal. A desgraça foi evitada quando um senhor chegou com o carneiro fujão.

Conclusão: votos que eram bons, foram poucos na Cidade 2.0000 que sairam para Ricardo, mas Bigode fez o maior comicio da história da Cidade 2.000, até hoje não repetido.

terça-feira, 30 de março de 2010

MULHERES BELAS E ESPECIAIS - ALINNE MORAES

                                                                      

Aline Cristine Dorelli de Magalhães Moraes (Sorocaba, 22 de dezembro de 1982) é atriz e modelo brasileira.

Seu prenome, Aline, era escrito com apenas uma letra “N”, a outra foi acrescida por conselhos da numerologia. Em 2004, foi eleita a mulher mais sexy do Brasil pela Revista VIP. Foi eleita também uma das mulheres mais sexy do planeta, já tendo posado para o site The Girl, do Terra.

Conquistou o público em Mulheres Apaixonadas com a personagem Clara, uma das pontas do pudico romance gay da novela; transformou-se num rosto disputado – e bem pago – no mercado publicitário brasileiro; depois emplacou em outras quatro novelas seguidas, sendo uma das protagonistas, em Da Cor do Pecado.

Seu sucesso começou desde o dia em que caiu nas mãos de Ana Cecília, mãe de Aline, uma revista que promovia um concurso para escolher uma beldade no início da adolescência. À vencedora, a capa. “Eu sei que toda mãe diz isso, mas Aline era muito bonitinha. Então eu mandei fotos dela sem que ela soubesse”, conta Ana Cecília. Se fosse num conto de fadas, o resultado não seria melhor: a linda mocinha às vésperas dos 13 anos ganha a capa da revista, logo depois é selecionada para a campanha publicitária de uma badalada grife de jeans e engrena com uma temporada em Tóquio, meca das modelos teens.

Tóquio, Paris, Milão, Nova York. Algumas capas de revistas, alguns anúncios, algum prestígio. Fazia muitas fotos, mas não emplacou em passarela pela altura (mede 1,73 metro, pouco para os padrões do mundo da moda). De volta ao Brasil, o rosto anguloso e a boca carnuda chamaram a atenção do diretor da TV Globo Ricardo Waddington, que a incluiu no elenco de Coração de Estudante, estréia da moça na TV. Daí para uma participação especial em Os Normais e para o polêmico papel em Mulheres Apaixonadas, menos de um ano se passou.

Entre 2007 e 2008, Alinne viveu um de suas mais marcantes personagens: a vilã psicopata Maria Sílvia, de Duas Caras. Primeira vilã da atriz, a personagem foi um dos grandes fatores que alavancaram a audiência da trama de Aguinaldo Silva. Atualmente, a atriz está em Viver a Vida, novamente na faixa das 21h, onde interpreta a ex-modelo Luciana, filha de Marcos (José Mayer), que no início da trama era rival de Helena (Taís Araújo), esposa de seu pai, mas sofreu um acidente de ônibus que a deixou tetraplégica.
 
É sem dúvida uma dasmais belas atrizes brasileiras. Um docinho de coco.
 

COMO CARREGAR UM PIANO?


"É melhor carregar um piano com um bom profissional magrinho do que com seis curiosos fortões". De quem é essa frase de efeito? Roberto Shinyashiki?Tom Peters?Cristiano Goes? Nada disso. Seu autor é o paulistano Jair Ari Duarte, 36 anos, carregador profissional de pianos. Duarte é uma daquelas pessoas que se tornaram sábias com a experiência. Se você é uma daquelas que carregam o piano em sua empresa ou trabalho, veja o que pode aprender com quem entende do assunto:

"As pessoas pensam que carregar piano é só força, mas o importante é a delicadeza".

"Quando tem um elevador pequeno ou escada estreita, o jeito é inventar. Não deixo de c]umprir minha missão por causa de um obstáculo".

"Procuro falar pouco e ouvir bastante. Assim respeito o temperamento do cliente e corro menos risco de dizer besteira".

"Se o piano não passa pela porta, eu quebro a parede. às vezes você precisa destruir o que já está feito para fazer bem o seu trabalho".

"Carregar um piano de maneira errada dá problemas na coluna. Não faço loucuras. Trabalho para sobreviver, não para me matar".

"Estamos entrando no século XXI e ainda não inventaram uma máquina capaz de carregar um piano. Isto prova que a máquina não substitui totalmente o homem".

"Quando faço a entrega, estou contribuindo para a realização de um sonho. Trabalho mais satisfeito quando penso que estou contribuindo para o bem estar de alguém".

"Tem gente que fica tão feliz com a chegada do piano que não deixa eu ir embora. Escuto tudo com atenção: se você é atencioso, o cliente nunca o abandona".

obs: Estas frases demonstram que a sabedoria não é restrição de intelectuais. Paulo Freire sempre dialogava sobre a universalidade do conhecimento. As frases do pianista são de uma sabedoria a ser utilizada em qualquer atividade profissional. Uma grande lição vinda da experiência. Este texto me foi entregue pelo saudoso amigo e professor Roberto Matoso.

domingo, 28 de março de 2010

VIDA: PREDETERMINAÇÃO OU LIVRE ARBÍTRIO



Em algumas crenças e religiões se coloca como inexorável a nossa trajetória de vida terrena. Muitas pessoas acreditam nisso. A nossa história já estaria predestinada. Quem conheceríamos, nossos amores, nossa profissão, nossa morte, tudo estaria definido. Contudo, não sou um desses em acredita na predeterminação de nossa existência.

É bem verdade que há situações que independem de nossa vontade. Não escolhemos nossos pais, a cidade onde nascemos, nossa cor da pele, entre outros. Entretanto, a vida de cada um de nós é permeada de encruzilhadas e novos caminhos que nos cabe a escolha de continuar nessa estrada ou seguir por algo diferente ou novo.

Na vida enfrentamos o eterno conflito entre o bem e o mal. Ele está dentro de nós e todos os dias temos inúmeras opções de escolher entre esses dois desígnios. A definição sobre o nosso futuro, em praticamente todos os momentos, vem de uma voz interior silenciosa, que nos diz o que fazer. Essa voz é a expressão de nossa decisão. E muitas vezes tomamos decisões erradas e elas vão moldar a vida. Assim é a existência. Quando acontece algo errado, falamos que era designio de Deus. Ledo engano, nós possibilitamos o erro, a incompreensão, o fracasso. Isto veio das decisões equivocadas.

Da mesma forma, quando acertamos nas decisões, quando fazemos por onde as coisas positivas acontecerem, não é simplesmente sorte ou desejo divino. Faz parte de nossa decisão. Há um ditado corretíssimo que diz: "Ajude-te, que Deus te ajudará". Esta sim, é uma filosofia positiva para moldar nossa vida.

Por isso, pensem bem antes de tomar qualquer atitude frente a um problema ou acontecimento. Suspirem e reflitam antes de qualquer decisão. Lembrem-se de que uma decisão em um momento de grande alegria ou de enorme tristeza guia-se pela emoção e às vezes piora ou cria uma situação indesejável. O mundo está cheio de histórias em que uma decisão impensada transformou-se em uma tragédia para toda a existência. Lembrem-se, nós moldamos nossa história.

Bom domingo e uma semana repleta de boas decisões para vocês.

sábado, 27 de março de 2010

MOMENTO MÁGICO - PAULO COELHO


Há quem ame e quem deteste Paulo Coelho. Independente das opiniões, este texto, de sua autoria, transmite a necessidade de cada um de nós em avaliar a nossa vida diariamente. Sempre é possível mudar e reavaliar para construir um novo caminho. Há muito tempo tinha guardado este texto.

MOMENTO MÁGICO
Paulo Coelho

É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.

Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual à ontem – e será igual à amanhã.

Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico.

Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe – um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres.

A felicidade às vezes é uma bênção – mas geralmente é uma conquista.

O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca de nossos sonhos.

Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões – mas tudo é passageiro, e não deixa marcas. E, no futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé.

Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás – porque sempre olhamos para trás – vai escutar seu coração dizendo: “o que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida”.

Pobre de quem escuta estas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado.

trecho de “Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei”

sexta-feira, 26 de março de 2010

QUIXADÁ - TERRA DOS MONÓLITOS - VÍDEO TURÍSTICO



Este vídeo foi produzido quando estava como Prefeito para servir de cartão de visita da mais bela cidade do sertão do Ceará: Quixadá, nossa magistral Terra dos Monólitos.

A produção foi do premiado autor cearense Heraldo Cavalcanti.

Buscou-se mostar toda a beleza de nossas paisagens, nossa cultura e nosso povo. A música tema é de autoria de Dário Queiroz e Marcélio Amaro de Sousa, com a colaboração na edição do Ferreira Filho.

A semana santa é uma boa oportunidade para se visitar as belas paisagens do vídeo.A letra segue abaixo:

QUIXADÁ PARA O MUNDO

Marcélio Amaro e Dário

Aqui nasci, cresci, sertão caatinga onde o sol quis fazer morada.
Cada canto uma paisagem,
onde nas canções do vento ouço a voz da natureza.
Um vale de pedras,
histórias feitas a mão,
sua beleza natural, turismo esporte radical,
ganho asas vôo, por sobre essa imensidão,
perto de Deus bate mais forte um coração.
De repente um violeiro, em sua canção o vaqueiro,
versos luar e sertão.
Açude Cedro, natureza, um banho de beleza, retratos da colonização.
Sua fé, sua gente, sua arquitetura, suas ruas e praças refletindo cultura,
terra de poesia, de Rachel de Queiroz, ser tão especial de todos nós.
No cair da tarde rara beleza,
da pedra do cruzeiro vou te ver,
nas festas de São João vou pular fogueira até o amanhecer,
Amor a primeira vista, que vista,
aguardando por você
Em Quixadá

INSTANTES - JORGE LUIZ BORGES


INSTANTES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser perfeito; relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido; na verdade,
bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilhas,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente
cada minuto de sua vida; claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos,
não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;
se eu voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço
no começo da primavera, e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres
e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vida pela frente.
Mas vejam, tenho 85 anos
e sei que estou morrendo...

JORGE LUIZ BORGES , 1986, SUÍÇA.

LIXO NA TV: BBB E OUTROS


Sinceramente fico a não compreender a audiência de tamanho lixo televisivo como os programas chamados "reality show". Juntar um grupo de pessoas, na maioria das vezes sem nenhuma formação cultural ou intelectual, para mostrar seu cotidiano em um ambiente cheio de falsidades, idiotices e festas é totalmente inócuo para mim. Não consigo imaginar nesses BBBs qualquer benefício para as vidas dos expectadores ou qualquer coisa que sirva de exemplo.

Ver o apresentador tratar os integrantes como "heróis" é algo totalmente extemporâneo e sem nenhum comparativo para tamanha enganação. Ver os BBBs emocionados chorarem quando são eliminados é cultivar uma emoção inteiramente desprovida de razão ou justificativa. Ver a família toda reunida para receber seu BBB como se ele estivesse retornando de uma missão heróica é o cúmulo do ridículo.

Talvez minha crítica esteja sendo meio ácida com este tipo de programa. Talvez esteja exagerando. Talvez. Entretanto, não consigo entender como emissoras de TV, capazes de gestar grandes produções; podendo citar como exemplo "Dalva e Herivelto", "A Grande Família", "Maysa", e mesmo muitas novelas que abordam temáticas importantes como agora a "Viver a Vida" enfoca a vida de uma jovem após acidente com sequelas graves; enveredam por uma produção tão desprovida de valores éticos e morais.

Um amigo meu me falou: "mas ali a gente vê mulheres bonitas". É verdade, somos capazes de observar belas mulheres naquele programa. Contudo, em um ambiente de vulgaridade, em que o que vale é a mentira, a enganação, a falsidade, o demonstrar de emoções que não existem. Sinceramente continuo sem compreender esta audiência.

De qualquer forma acho que minha opinião não é única. Não sou um guerreiro solitário contra a bestialização da TV brasileira. Ainda bem.  De qualquer forma o controle remoto da Tv me possibilita nem escutar a voz de Pedro Bial quando diz "meus heróis". Antes de ouvir essa maluquice, mudo de canal. É a democracia.

quinta-feira, 25 de março de 2010

SABEDORIA POR CLARICE LISPECTOR


"Renda-se como eu me rendi, mergulhe no que não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".

Clarice Lispector (foto)

A MOROSIDADE DA JUSTIÇA - HÁ SAÍDAS ?

Tenho publicado no Monolitos Post (http://www.monolitos.post.com/) artigos que tenham relação com o mundo jurídico e os direitos do cidadão. No artigo abaixo, que foi o 2o. publicado, pontuo algumas questões relacionadas à morosidade da ação da justiça e descrevo algumas das ações que buscam enfrentar este problema. Estamos em aberto para sugestões de temas a serem tratados. Abordarei no próximo artigo o tema aposentadoria.

A morosidade da Justiça. Há saídas?

Cristiano Goes

Um dos principais problemas da Justiça Brasileira é a demora na resolução das querelas judiciais. Há um ditado antigo que diz que “antes um mau acordo do que uma excelente questão na justiça”.

Faz tempo que a sociedade clama por mudanças nesta situação. Não se pode aceitar que um processo dure décadas ou que seu resultado traga dividendos apenas para os herdeiros, pois não se consegue resolver na presente geração.

Há problemas de toda ordem. Desde a falta de condições operacionais dos serventuários da Justiça, da falta de compromisso de juízes e promotores, da legislação arcaica e propensa à realização de incontáveis recursos protelatórios.

Entretanto, nos últimos anos há esforços para uma alteração desse quadro. Alguns resultados nos enchem de esperança que uma mudança realmente ocorra. Até a Constituição Federal foi alterada para colocar mais um direito fundamental que é assegurar a todos a duração razoável do processo judicial bem como os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.

A criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também trouxe dividendos e isto se traduz na implantação de metas para o julgamento das causas em todos o país. Também o CNJ tem sido um espaço de discussão permanente para encontrar alternativas viáveis capazes de mudar o quadro negro da Justiça Brasileira. E não adianta encontrarmos justificativas para o quadro desolador desse setor em nosso país. Precisamos de efetivas ações para cumprir o disposto em nossa Carta Magna.

A elaboração de novos Códigos Processuais em que se diminuem os inúmeros recursos parece ser uma das saídas encontradas. E as mudanças vem por aí. Está em discussão no Congresso Nacional um novo Código Processual Civil e Processual Penal. A relação dos juristas envolvidos na elaboração do CPC reafirma nossa esperança que a justiça comece realmente a andar com estes novos dispositivos legais.

A Comissão de juristas formada pelo Ministro Luiz Fux (presidente), Teresa Arruda Alvim Wambier (relatora), Adroaldo Furtado Fabrício, Benedito Cerezzo Pereira Filho, Bruno Dantas, Elpídio Donizetti Nunes, Humberto Theodoro júnior, Jansen Fialho de Almeida, José Miguel Garcia Medina, José Roberto dos Santos Bedaque, Marcus Vinicius Furtado Coelho e Paulo César Pinheiro Carneiro, é sem dúvida de altíssimo nivel.

Vejamos as principais mudanças:

- exclusão da possibilidade jurídica do pedido como condição da ação, tornando-a matéria de mérito;

- exclusão das figuras da oposição, da nomeação à autoria e do chamamento ao processo, mantendo a denunciação à lide, com espectro mais amplo, e a assistência em suas duas modalidades;

- adequação do Novo CPC à lei do processo eletrônico, compatibilizando a comunicação dos atos processuais com o novel sistema;

- extinção de incidentes como exceção de incompetência, impedimento, suspeição, impugnação ao valor da causa, relegando essas matérias como temas da contestação;

- competência absoluta dos Juizados Especiais;

- extinção da reconvenção, permitindo ao réu formular pedido da própria contestação;

- os prazos processuais passam a correr somente em dias úteis; os prazos para os magistrados proferirem decisões passam a ser de 20 (vinte) dias e de 5 (cinco) para a prolação de despachos de mero expediente;

- fixação de honorários advocatícios em 10% a 20% do valor da condenação ou do proveito, benefício ou vantagem econômica obtida;

- simplificação da “penhora on line”;

- estabelecimento de único recurso de apelação no qual a parte manifestará todas as suas irresignações quanto às decisões interlocutórias proferidas no curso do processo;

- extinção dos embargos infringentes e extinção da uniformização de jurisprudência, por força do atual artigo 555, parágrafo primeiro do CPC.

Vamos aguardar que estas mudanças transformem efetivamente a ação da Justiça e o seu conceito existente na sociedade brasileira. Há previsão de votação desta matéria até junho deste ano, segundo o Ministro Luiz Fux(STJ). O Brasil agradece.

quarta-feira, 24 de março de 2010

BINGO DE UM BODE NO BAR DO BIGODE DA CIDADE 2000

 BBB – BIG BINGO DO BODE

Caras Muquifianas, Caros Muquifianos,

Segue abaixo convite da Chapa encabeçada pelo confrade Eliézer Rodrigues, um dos pré-candidatos à Presidência da Confraria Bigodeana, extensivo a todos os Muquifianos e Muquifianas.

Chapa “Bode Ioiô” promove bingo
Amigas e amigos:

Convido vocês para o bingo que será realizado na próxima sexta-feira, dia 26, a partir das 19:00 horas, no Largo do Bigode (Praça Central da Cidade 2.000), cujo prêmio é um bode. Segundo o especialista em acervos históricos de Fortaleza e em genealogia capriniana – o Muquifeiro-Mó, o alvissareiro, o inolvidável, o imortal Oséias Bispo da Luz, mais conhecido como Rabo de Galo – o animal em questão é descendente direto do famoso Bode Ioiô. Uma relíquia viva da memória cearense, pois o mesmo (o bode do bingo) é tataraneto da figura folclórica que viveu em Fortaleza, no ínicio do Século XX, na década de 20.

A iniciativa é uma promoção dos amigos e admiradores da Chapa “Bode Ioiô”, encabeçada por mim, e que concorrerá à eleição da Confraria Bigodeana, no próximo dia 10 de abril (sábado, das 10:00 às 16:00 hs.)

A cartela custa R$ 2,00 e o saldo será revertido em favor da Confraria Bigodeana. Conto com as presenças de todos.
Obrigado,

Eliézer Rodrigues.

Posição - Fiel à transposição em espírito, dom do Grande Inspirador – o alvissareiro, o inolvidável, o imortal Oséias Bispo da Luz, Muquifeiro-Mó (Rabo de Galo), a sede da Aliança Muquifiana Cearense – ALMUC ® não se posiciona neste mundo. Tal qual este veículo de informação, posiciona-se no mundo virtual, ou seja, na Rede, podendo ser encontrada e contactada no seguinte endereço eletrônico: muquifu.news@yahoo.com.br.

Entidades virtuais congêneres - http://www.pelosbaresdavida.com.br/ (Altino Farias) • http://singularevista.blogspot.com/ (Eliezer Rodrigues) • http://www.cristianogoes.blogspot.com/ (Cristiano Goes) • http://www.drzem.blogspot.com/ (Ricardo Meira)
Muquifû news® - Este é um veículo de periodicidade anormal.
Saudações Muquifianas!

terça-feira, 23 de março de 2010

FERREIRA FILHO E RÔMULO CÉSAR VEM AI - 20 ANOS DEPOIS

É isto mesmo, depois de mais de 20 anos sem uma apresentação pública, apenas episodicamente para pessoas especiais como eu(risos), acontecerá um novo encontro desses dois amigos que se reencontram na música.

Nestes últimos dias por Quixadá, me foi confirmada a realização deste show imperdível. Lembro de um encontro desses que foi realizado na praça da Catedral (hoje Praça José Linhares da Páscoa). Acabou com gostinho de quero mais. Depois o show foi levado, se não me falha a memória para o Balneário. Foi um deleite diante da pobreza musical de então. Imagine hoje a comparação. De qualquer forma tive um rápido contato com as possíveis musicas selecionadas para o espetáculo e posso adiantar que será muito legal. Vale a pena recordar. E relembrar velhos e bons tempos de nossa cidade e da MPB.

Dessa vez Ferreira e Rômulo, o deleite musical não será apenas para os amigos. Valeu pela iniciativa.
Ainda tá longe a data do show mas é bom agendar: dia 7 de maio (sexta) na Quinta Estação (Buffet do Mailton)

SABEDORIA POR SÉRGIO MENDES

 "Com frequência dedico-me a superar desafios por meio de um exercício prévio: imaginar a coisa resolvida e então fazer o caminho de volta até o agora. Viajo ao futuro e vivencio a situação desejada, saboreio a conquista; daí, passo a passo, percorro o caminho de volta até a presente condição. E então recomeço  minha jornada em direção ao futuro, um dia após o outro".

Citado pelo Prof. Sérgio Mendes

segunda-feira, 22 de março de 2010

SEMANA SANTA É NO QUIXADÁ - VAI SER BOM DEMAIS


A programação festiva da semana santa em Quixadá é sem dúvida uma das melhores pedidas no estado. Além das tradicionais missas e cerimônias religiosas teremos uma das mais badaladas festas do Ceará.
Senão vejamos, à tarde do sábado teremos as coleguinhas do Forró do Muído(foto 2) botando para arrebentar no Parque de Exposição da ACOCECE - estrada do Cedro - Km 5. À noite teremos Forró do bom e Solteirões do Forró na casa de show Pinheiro Society. Vai ser um sábado de aleluia para ninguém botar defeito.
Além de revermos amigos e amigas, poderemos presenciar muita gente bonita circulando pelos monólitos. Estarei por lá. Venha tomar um vinho tinto conosco. Vai ser bom demais.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22/03

Neste dia mundial da água não podia deixar de fazer um breve comentário. Todos nós sabemos da importância preciosa da água. No entanto, ficamos inertes diante de tanto desperdício com o saboroso e valioso líquido. Há quem afirme que as próximas guerras se darão pela propriedade da água e não mais pela do petróleo. Devemos nos fazer uma indagação se cada um de nós pessoalmente não está contribuindo com nossa ação ou omissão no tocante ao tema água.

Chega de poluir nossos mananciais, chega de esgotos endereçados aos nossos rios e lagoas. É hora de dar uma basta. Este ano teremos eleições. Que tal cobrarmos dos nossos futuros governantes mais atenção para o saneamento e o meio ambiente. Seria muito premente isso.

Abaixo transcrevo a Declaração Universal dos Direitos da Água, emitida pela Organização das Nações Unidas:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

RONDA DO QUARTEIRÃO EM QUIXADÁ - PRIMEIROS DIAS

Conversei com várias pessoas hoje e tive a sensação de que a chegada do programa Ronda do Quarteirão foi bem salutar para a cidade de Quixadá. Todos os que conversei foram unânimes em afirmar de que as primeiras impressões são as melhores possíveis.

No sábado à noite, quando estava na tradicional lanchonete da "Preta", conhecida pelo excelente gosto de seus sanduiches, situada no bairro Campo Velho, pude presenciar operação envolvendo a Polícia Militar e Polícia Civil. Eram diversos veículos e motos, com inúmeros policiais em uma operação de desarmamento e combate à prostituição, drogas e outras infrações. Parabenizo às forças policiais pela atitude e espero que operações deste tipo sejam mais frequentes para o bem de nossa cidade.

As primeiras ocorrências registradas pelo Ronda do Quarteirão mostram que nosso município estava realmente precisando de uma atenção por parte das forças de segurança. Não podíamos permitir quer uma cidade conhecida como pacata e ordeira viesse a se tornar uma referência à criminalidade, tráfico de entorpecentes e impunidade.

Esperamos que estes primeiros dias alvissareiros sejam uma permanente. Quixadá merece desenvolver-se, mas de uma forma voltada para uma cultura de paz, educativa e solidária.

PRECE ÁRABE - SABEDORIA

"Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos mais fortes e jamais dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.

Meu Deus!

Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;

Se me deres a força, não me tires a sensatez;

Se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários, nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixe ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir o incucesso.

Lembra-me de que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

Ó Deus!

Faze-me sentir que o perdão é o maior índice da força e que a vingança é a prova de fraqueza.

Se me tirares a fortuna, deixe-me a esperança.

Se me faltar a beleza da saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, se eu te esquecer, te rogo, mesmo assim, nunca te esqueças de mim" (Prece Árabe)

domingo, 21 de março de 2010

ENCONTRO COM CID GOMES - BATE PAPO

Mesmo no atropelo do evento tive a possibilidade de bater rápidos papos com o Governador Cid. Na chegada me cumprimentou e perguntou se já tinha tomado posse na Ematerce. Falei para ele que seria no início de abril.
Nos corredores da Rádio Monólitos me agradeceu pela mobilização do evento dizendo que tinha sido excelente no Balneário. Falou que me agradeceria na entrevista. Assim o fez.
Na despedida, já no aeroporto, me deu um abraço e novamente agradeceu pela acolhida e pelo evento.

FIM DA POLÊMICA: OS BURACOS DA ENTRADA DA CIDADE SÃO MUNICIPAIS MESMO


Durante a entrevista concedida à Rádio Monólitos/FM Liderança em Quixadá pelo governador Cid Gomes, a polêmica sobre os buracos da entrada da cidade acerca de quem é a responsabilidade ficou definitivamente desfeita. Em resposta à indagação feita pelo apresentador Erley Nunes, Cid foi enfático: "Caso se encontrem na zona urbana trata-se de responsabilidade municipal, fora a responsabilidade é estadual". Mesmo não sendo obrigação do estado, o governador afirmou que poderá ajudar na recuperação do trecho.

Dessa forma, restou esclarecida a polêmica. O município não pode se furtar de sua responsabilidade na recuperação do trecho. O prefeito assistiu de pertinho à resposta do governador.

RONDA DO QUARTEIRÃO DE QUIXADÁ - INFORMAÇÕES ÚTEIS


Seguem aqui informações fornecidas pelo Coronel Brasil, Comandante Estadual do Ronda do Quarteirão, por ocasião da solenidade de seu lançamento em Quixadá. O Coronel estava alegre, feliz pela implantação do Ronda em mais uma cidade. Me passou um exemplar dos folhetos informativos que serão disponibilizados a todas as residências de Quixadá. Colocou-se à disposição tantas vezes fosse necessário para vir a nossa cidade para esclarecer detalhes e acompanhar a evolução dos trabalhos preventivos do Ronda.

Seguem abaixo as 3 áreas em que foi dividida nossa cidade, bem como os policiais e os telefones para contato. O serviço será de 24 horas.

ÁREA 1242

Planalto Renascer, São João, Combate, Carrascal e Planalto Universitário
Fone: 3445.1242
Equipe de soldados: Castro, Barbosa, Elison, Antônio Filho, Djailson, Wilker, *José Ribamar e *Félix.

ÁREA 1243

Jardim dos Monólitos, Triângulo, Campo Velho, Centro, Alto São Francisco e Irajá.
Fone: 3445.1243
Equipe: Chaves, Paulo Roberto, Queiroz, Mozart, Gerglyson, David.

ÁREA 1244

Baviera, Boto, Campo Novo, Putiú, Nova Jerusalém, Cohab e Curicaca.
Fone: 3445.1244
Equipe: Dércio, Elisberg, Davilson, Leonardo, Fabiano Loiola, Falcão.

*Soldados que dão suporte às três equipes.

Ressalte-se que houve uma pequena alteração nos telefones já divulgados por este blog. Por minha sugestão, quando da audiência com o Comandante Brasil, afirmei que os telefones deveriam ter o mesmo prefixo. Esse também foi o entendimento do Comandante. Foi conseguida a modificação e os números para contato 24 h são os estabelecidos acima. Ressalte-se que será disponibilizado folhetos e imã de geladeira com os respectivos telefones para todas as residências

VISITA DE CID GOMES A QUIXADÁ - UM BALANÇO


A visita do Governador Cid Gomes a Quixadá neste dia de São José sacudiu a cidade e também as forças políticas do município. A solenidade de lançamento do Ronda do Quarteirão, das ordens de serviço da adutora do açude Pedras Brancas e da policlínica de Quixadá, bem como da liberação de inúmeros projetos que beneficiam a zona rural do nosso Estado, fizeram com que grande parte das lideranças políticas do Ceará estivessem presentes ao Balneário Cedro Clube.

A expectativa era grande. Nos dias que antecederam ao evento criou-se uma falsa expectativa de que o Governador não viria. Apesar de nunca ter havido esta possibilidade, o comentário ganhou as ruas da cidade. Cid não mais virá, afirmavam. Com a constância de nossas entrevistas, a divulgação de spots de rádio e em carros de som, o clima de descrédito para a vinda do dirigente mudou e os quixadaenses passaram a creditar que a coisa iria acontecer. Houve até quem tentasse articular uma vaia ao Governador, mas como o clima não foi favorável à investida, resolveram mudar de estratégia e chamar também para o evento. Resultado: uma salada de autoridades políticas para todos os gostos. Não que isso tirasse o brilho do evento, apenas tornou-o sui generis.

Cid chegou um pouco atrasado no aeroporto. Chegou com disposição. Cumprimentou a todos as autoriades presentes e seguiu para o clube. A receptividade foi das melhores. Ao adentrar nos corredores do Balneário foi saudado com muita efusividade. Agricultores, populares, funcionários públicos disputavam o aperto de mão, a foto, o abraço. Eu vinha logo atrás e também recebi muitos cumprimentos. O povo estava eufórico.

O palanque estava repleto. Nunca vi tantos prefeitos, vereadores, secretários, deputados estaduais e federais presentes. Os discursos deram o tom do agradecimento pela chegada de tantos benefícios. Quando o governador Cid Gomes foi falar seu tom era de tranquilidade e leveza. Estava em um local que lhe agradou. Chegou até a contar piadas, perguntar aos presentes do que gostariam que ele falasse. Brincou com o Sr. Deca Viana de Ibaretama falando que "gente branca daquele tipo não poodia sair no sol". Agradeceu a chuva que abrilhantou o evento em determinada momento.

Na parte séria do discurso. explicou cada uma das obras, pediu desculpas pela demora no atendimento das reivindicações e afirmou que pedirá rapidez na sua execução. Dispôs longamente sobre a estrutura da policlínica e da adutora, ressaltou o ronda do quarteirão, fazendo questão que parte dos policiais se apresentassem para a população. Foi um momento de muitas palmas.

Depois de se despedir deslocou-se até a Rádio Monólitos, onde concedeu entrevista para a oitiva de todos os quixadaenses. Foi uma audiência total. Ausência sentida foi a do ex-prefeito Ilário que preferiu outros ares a fim de evitar qualquer constrangimento na solenidade.

Acredito que a vinda de Cid esmaeceu muitos comentários de políticos que diziam Cid não trazer nada para Quixadá. De uma só vez liberou todos os projetos concluídos de abastecimento de água das comunidades, tratores e implementos agrícolas, além das grandes obras lançadas como adutora e a Políclínica. Breve teremos mais, foi sua palavra final.

quarta-feira, 17 de março de 2010

VINDA DO GOVERNADOR CID GOMES A QUIXADÁ

Como já é do conhecimento de todos, nesta sexta-feira, o Governador Cid Gomes assinará ordem de serviço da adutora do Pedra Branca. Conforme já coloquei no blog esta adutora duplicará a capacidade de abastecimento de nossa cidade e projeta para 20 anos o atendimento de água de Quixadá. Sabemos das dificuldades no abastecimento da sede do município e com certeza estes problemas serão solucionados com a operação desta nova adutora que acontecerá em pouco tempo. É uma obra importantíssima para uma cidade que vem tendo um acréscimo constante de população com o advento das novas universidades que aqui se instalaram, em especial a Faculdade Católica.

Outra obra importantíssima é a da Policlínica. Será sem dúvida um novo conceio em saúde pública que se está ínstalando em nosso Estado. São novos hospitais regionais, CEOs, Policlínicas, etc. E estamos ganhando a Policlínica do tipo 2, que é a mais abrangente de estrutura e serviços.

O tão sonhado programa do Ronda do Quarteirão também está chegando nesta sexta-feira. Uma nova postura de segurança pública chega para atender aos quixadaenses. Esperemos que os indicadores melhorem e que possamos voltar a ter aquele ambiente de segurança que estamos acostumados a conviver. Claro que a segurança só irá melhorar de fato com investimentos pesados em educação e isso o Governo tambem tem feito, citando como exemplo a transformação do Liceu em uma Escola Profissionalizante. Lembrando que o mesmo Liceu e o Colégio César Cals ganharam recentemente quadras cobertas para a prática esportiva.

Recebamos bem o governador e sua comitiva. Agradeçamos pelos Projetos São José, Policlínica, Ronda, Adutora, mas peçamos também novos benefícios. Precisamos de uma delegacia modelo, um verdadeiro hospital regional, unidade de corpo de bombeiros e índústrias para gerar empregos. 

POLICIAL HERÓI IRÁ COMPOR EQUIPE DO RONDA DO QUARTEIRÃO DE QUIXADÁ


Conheci alguns dias atrás um conterrâneo nosso que irá fazer parte da equipe do ronda do Quarteirão de Quixadá. Nesta sexta-feira ele será apresentado como um dos integrantes do grupo de policiais que irá iniciar o trabalho de polícia preventiva na Terra dos Monólitos.

Júnior, como é conhecido entre seua familiares, demonstrou timidez quando abordamos o caso em que foi condecorado. Alguns meses atrás, ao atender uma ocorrência, teve que socorrer uma jovem senhora que estava em vias do trabalho do parto. Não deu tempo de chegar ao hospital e a dupla de policiais fez os procedimentos de forma exitosa para o parto, o que foi motivo de muita felicidade para a jovem mãe.

Este fato demonstra que o ronda do Quarteirão está sendo implantado com uma policia preparada e sintonizada em ser uma parceira da comunidade. Irá combater a criminalidade de forma preventiva mas também não se furtará de atender situações como a que o nosso conterrâneo Júnior soube lidar. Parabéns Júnior. Seja bem vindo a sua terra e bom serviço.

terça-feira, 16 de março de 2010

DR. ODORICO TOMA POSSE NO CENTEC

Em solenidade prestigiadíssima, o médico Luiz Odorico Monteiro de Andrade tomou posse no CENTEC, em ato realizado no Palácio Iracema. Tive a sorte de encontrar o amigo Odorico na chegada no Palácio. Conversamos sobre os desafios de comandar uma área que não seja diretamente ligada à saúde. Ele está empolgadíssimo de voltar a servir a seu estado. Pude também reencontrar os amigos Luiz Carlos e Ondina, que estarão também na nova equipe do CENTEC.

O auditório ficou pequeno para tantos convidados que vieram prestigiar o amigo. Profissionais da área de saúde, ex-colegas de trabalho, educadores e muitos políticos se fizeram presentes. As mais diversas matizes partidárias estavam lá, mostrando a pluralidade de reconhecimento de Odorico.

Em seu discurso Odorico ressaltou o papel inovador do Governador Cid Gomes na área da educação profissional: "Estamos vivendo uma verdadeira revolução silenciosa".

Interessante foi o discurso do Secretário de Ciência e Tecnologia Renê Barreira que ressaltou que Odorico estava com a "mesma disposição e paixão de quando o conheceu aos 18 anos de idade". Depois arrancou aplausos ao elogiar as inúmeras mulheres bonitas que lá estavam presentes. Realmente a nova equipe de Odorico tem como integrantes belas servidoras, citando por exemplo a minha amiga Coordenadora da unidade de Maranguape Juliana.

Desejamos sucesso a este grande gestor público. Vai em frente em mais essa empreitada Dr. Odorico.

SABEDORIA POR CARL GUSTAV JUNG


"Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Aquele que olha para fora sonha. Aquele que olha para dentro desperta."

Carl Gustav Jung

PROJETO SÃO JOSÉ - QUIXADÁ

Serão liberados diversos projetos que beneficiarão comunidades rurais de Quixadá por ocasião da vinda do governador Cid Gomes nesta sexta-feira. Também serão disponibilizados projetos para diversas cidades da região. Tivemos a confirmação de que quase todos os projetos de Quixadá que estavam prontos para liberação, ou seja concluídos a parte documental e técnica, serão liberados.

Estive estes dias em conversa com o Sr. Josías, coordenador do projeto, para intermediar as respectivas liberações. Também mantive contato com o secretário Camilo Santana e mais recentemente com o secretário de governo Ivo Gomes.

Acredito que ainda hoje poderei disponibilizar os detalhes dos projetos que serão efetivamente liberados. Não divulgo nesse momento pois falta a definição de um projeto de abastecimento de água no distrito de Juatama que tenho reivindicado sua liberação, que é na localidade de Rampa. Caso consigamos cumprir algumas exigências finais, ele será incluso nas liberações.

Mas já temos garantidos diversos tratores e implementos agrícolas para diversos distritos, além de redes de abastecimento de água. Será a maior liberação de projetos São José para Quixadá dos ultimos dez anos.

domingo, 14 de março de 2010

RONDA DO QUARTEIRÃO EM QUIXADÁ


Tive uma audiência nesta sexta-feira passada com o Comandante do Ronda do Quarteirão Coronel Joel Brasil(foto). A sede do comando fica na avenida Bezerra de Menezes e pude verificar in loco a grande quantidade de viaturas(foto 2) que estão sendo disponibilizadas para o processo de implantação em nosso Estado.

O Coronel Brasil me atendeu com extrema cortesia. O tema da audiência foi o lançamento do ronda a ser feito pelo governador Cid Gomes nesta sexta-feira no Balneário Cedro Clube. O coronel me relatou toda a filosofia do programa, inclusive me mostrando exemplos do monitoramento das viaturas. Para se ter uma idéia, em cada veículo existem quatro câmeras que mostram diversos ângulos de visão. Pode-se ver os policiais dirigindo, a visão externa do veículo, o xadrez, etc. Existe uma central de acompanhamento de todas as equipes em operação 24 horas. O Comandante me pediu para escolher um bairro de Fortaleza. Dei o exemplo da Cidade 2.000.  Na mesma hora, pelo seu celular, pudemos ver através das câmeras onde se localizada a viatura e verificarmos que os policiais encontravam-se com o veículo estacionado e almoçando.

Explicou que em Quixadá, teremos a cidade dividida em três áreas, com patrulhamento 24 horas. Serão 26 policiais a princípio disponibilizados para Quixadá. Teremos três veículos permanentes bem como uma frota reserva para atender em caso de necessidade. A sede do Ronda será no Quartel da Polícia Militar onde está sendo montada a central de atendimento para ligações. Confira em primeira mão, os números a serem utilizados pelo atendimento nas três áreas:

- VTC 1242 - Fone 3412.1242
- VTC 1243 - Fone: 3445.1243
- VTC 1244 - Fone: 3412.1244

Serão distribuidos panfletos com todas as informações e telefones para atendimento à comunidade. O início das operações está marcado para o dia 19/3, quando do lançamento pelo Governador.

O comandante me afirmou das boas intensões do Governo Estadual no investimento na área de segurança, citando como avanços a construção da Perícia Forense, que se tornaria em uma das mais modernas do país; a Academia de Polícia que está em construção; as mais de 50 novas delegacias em obras; e o aumento do efetivo policial. Falou com entusiasmo do trabalho e reafirmou a necessidade das políticas de segurança estarem integradas com as da área social e educativa.

Após nossa audiência, coloquei-o em contato com a Rádio Monólitos para a concessão de uma entrevista, na qual ressaltou como se dará a implantação do Ronda em Quixadá. Confirmou a sua presença para a cerimônia nesta sexta-feira  no Balneário Cedro Clube.

quinta-feira, 11 de março de 2010

POLICLÍNICA TIPO 2 - QUIXADÁ



Esta maquete digital mostra como será na prática a estrutura da Policlínica 2 de Quixadá. É impressionante a estrutura que vai ser construída. Conforme já citei teremos até tomografia computadorizada para atender a população (ver lista das especialidades e exames a serem atendidos na postagem anterior).
Sem dúvida teremos uma grande transformação no atendimento à saúde de Quixadá e região.

LOCAL DA POLICLÍNICA QUIXADÁ

Como algumas pessoas me ligaram perguntando o local da Policlínica informo que será no bairro Alto São Francisco, em um terreno que tinha uma placa da FSESP/SUCAM, bem pertinho da Panificadora Uberlândia. Por sinal, o proprietário da padaria, Acrísio Fernandes, deve estar vibrando com a quantidade de possíveis fregueses que advirão com a concretização da Policlínica.

Tive contato com uma amiga que está trabalhando em desses novos centros inaugurados pelo Governo do Estado e ela me falou da qualidade da estrutura e do profissionalismo da equipe contratada para o projeto.

Ressalte-se que a firma já está se instalando em Quixadá e irá logo montar seu canteiro de obras. A placa da obra já foi colocada conforme a foto.

POLICLÍNICA DE QUIXADA - UMA NOVA REALIDADE PARA A SAÚDE DO SERTÃO CENTRAL

Ontem estive em audiência com o Secretário de Governo Ivo Gomes e ele me fez um relato pormenorizado do Projeto da Policlínica de Quixadá. Talvez não tenhamos a dimensão da importância de Quixadá e o Sertão Central serem aquinhoados com a construção e implantação da Policlínica. Os ganhos sociais serão enormes para toda a população. Exames e atendimentos, que só seriam realizados nos grandes centros e com muita dificuldade para o atendimento, passam a ser efetivados bem próximos das casas das pessoas. No caso de Quixadá, em nossa própria cidade.

Quixadá receberá a POLICLÍNICA DO TIPO 2 que faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada do Estado do Ceará.

As Policlínicas Tipo II serão instaladas nas microrregiões de maior densidade populacional e ofertarão todos os serviços das seguintes especialidades médicas: Endocrinologia, Angiologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico serão: Radiologia Convencional, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiografia, Ergometria, Eletrocardiograma, Audiometria e coleta de Patologia Clínica. Bem como os serviços de Tomografia Computadorizada, Eletroencefalograma e Endoscopia Respiratória.
 
Quanto aos Recursos Humanos estima-se na Poli II um total de 103 funcionários assim distribuídos: 29 médicos especialistas, 10 profissionais de saúde nível superior não médico, 29 de nível médio e 35 profissionais administrativos e técnicos.

Dia 19/03 será o dia da ordem de serviço, com a presença do Governador Cid Gomes e muitas outras autoridades, desta grande conquista para Quixadá e o Sertão Central. Pelas fotos das maquetes pode-se ter a idéia da magnitude do projeto.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

quarta-feira, 10 de março de 2010

NOSSOS PAIS - ELIS REGINA

Esta música marcou uma época. Na interpretação magistral de Elis Regina emociona e toca os corações. Vejamos sua letra de autoria do cearense Belchior:

Como Nossos Pais
(Belchior)

Não quero lhe falar meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como vivi e tudo
Que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar,
Eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei que qualquer canto
é menor do que a vida de qualquer pessoa
Por isso cuidado meu bem, há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal está fechado prá nós que somos jovens
Para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz
Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantada com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração
Já faz tempo que eu vi você na rua, cabelo ao vento,
gente jovem reunida
Na parede da memória essa lembrança
é o quadro que dói mais

Minha dor é perceber que apesar de termos
feito tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais
Nossos ídolos ainda são os mesmos
e as aparências não enganam não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém

Você pode até dizer que eu 'tô por fora, ou então que eu 'tô inventando
Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem
Hoje eu sei que quem me deu
a idéia de uma nova consciência e juventude
Tá em casa guardado por Deus contando vil metal

Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais