sexta-feira, 3 de abril de 2009

FALECIMENTO MÁRCIO MOREIRA ALVES


Deputado e jornalista, Márcio Moreira Alves entrará para a história como um símbolo do enfrentamento da ditadura militar que imperou no Brasil. Seu pronunciamento na Câmara dos Deputados marca uma página negra de nosso país. Mas marca também pela coragem e pela altivez do parlamento brasileiro naquele instante.

Abaixo segue a íntegra de seu célebre discurso contra a ditadura brasileira, contra a falta de liberdade.


"Senhor presidente, senhores deputados,

Todos reconhecem ou dizem reconhecer que a maioria das forças armadas não compactua com a cúpula militarista que perpetra violências e mantém este país sob regime de opressão. Creio ter chegado, após os acontecimentos de Brasília, o grande momento da união pela democracia. Este é também o momento do boicote. As mães brasileiras já se manifestaram. Todas as classes sociais clamam por este repúdio à polícia. No entanto, isto não basta.

É preciso que se estabeleça, sobretudo por parte das mulheres, como já começou a se estabelecer nesta Casa, por parte das mulheres parlamentares da Arena, o boicote ao militarismo. Vem aí o 7 de setembro.

As cúpulas militaristas procuram explorar o sentimento profundo de patriotismo do povo e pedirão aos colégios que desfilem junto com os algozes dos estudantes. Seria necessário que cada pai, cada mãe, se compenetrasse de que a presença dos seus filhos nesse desfile é o auxílio aos carrascos que os espancam e os metralham nas ruas. Portanto, que cada um boicote esse desfile.
Esse boicote pode passar também, sempre falando de mulheres, às moças. Aquelas que dançam com cadetes e namoram jovens oficiais. Seria preciso fazer hoje, no Brasil, que as mulheres de 1968 repetissem as paulistas da Guerra dos Emboabas e recusassem a entrada à porta de sua casa àqueles que vilipendiam-nas.

Recusassem aceitar aqueles que silenciam e, portanto, se acumpliciam. Discordar em silêncio pouco adianta. Necessário se torna agir contra os que abusam das forças armadas, falando e agindo em seu nome. Creia-me senhor presidente, que é possível resolver esta farsa, esta democratura, este falso impedimento pelo boicote. Enquanto não se pronunciarem os silenciosos, todo e qualquer contato entre os civis e militares deve cessar, porque só assim conseguiremos fazer com que este país volte à democracia.

Só assim conseguiremos fazer com que os silenciosos que não compactuam com os desmandos de seus chefes, sigam o magnífico exemplo dos 14 oficiais de Crateús que tiveram a coragem e a hombridade de, publicamente, se manifestarem contra um ato ilegal e arbitrário dos seus superiores."

Um comentário:

  1. Ótima lembrança Cristiano. Marcio Moreira Alves era um patriota indignado com a ditadura, mas sempre apostou no Brasil.Publicou vários livros, alguns deles disponíveis para download em: http://www.marciomoreiraalves.com/downloads/livrosdownload.html
    Alguns de seus livros que podem ser baixados a partir do endereço acima: TORTURAS E TORTURADOS, BEABÁ DO MEC-USAID, A IGREJA E A POLÍTICA NO BRASIL, A FORÇA DO POVO,"68 MUDOU O MUNDO", O DESPERTAR DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA, GOSTEI DO ´SECULO, SÃO PAULO SEMENTES DA DEMOCRACIA, TRABALHADORES NA REEVOLUÇÃO DE CUBA E A trilogia HISTÓRIOAS DO BRASIL PROFUNDO,BRAVA GENTE BRASILEIRA E SÁBADOS AZUIS que revelam seu entusiamo por um Brasil que dá certo. Repetimos, alguns desses títulos podem ser baixados gratuitamente. Outros nós adquirimos nas Americanas a preço de R$ 9,90 (nove reais e noventa centavos). Uma boa pedida para historiadores.

    ResponderExcluir