segunda-feira, 27 de abril de 2009

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA


Esta semana pude assistir ao filme "O Escafandro e a borboleta". Um bom filme sempre traz de presente uma mensagem para nossas vidas. A trajetória do personagem real da película nos mostra que o mais importante em nossa vida não é o poder, a riqueza, as vitórias, etc. Importa primordialmente as coisas simples, o contato com a família, o abraçar de um filho, a palavra de um pai, a ação de sua mulher. É um filme para analisar a nossa trajetória a partir da vida de Jean-Dominique Bauby.

Ele era um homem de sucesso, redator famoso da revista ELLE francesa, pai de três filhos e que vivenciou um romance fora do casamento. De uma hora para outra foi vítima de um AVC, que o deixou lúcido intelectualmente, mas paralisado por completo, só podendo respirar e comer por meios artificiais e mover o olho esquerdo. Seus contatos com sua família, o abandono da amante, a relação com os amigos, a avaliação de sua vida, tudo isto é abordado no filme, mostrando a beleza da vida e suas variações. Apesar das dificuldades de comunicação consegue escrever um livro, que é o tema do filme. Vale a pena conferir. Um filme especial.

Um comentário:

  1. Olá, Cristiano
    Há tempos não nso vemos, coisa de 10 anos, mas tenho acompanhado um pouco sua brilhante trajetória política. Como o conheci na adolescência e discutíamos sempre sobre o cinema, sei do seu gosto apurado sobre o assunto. Morando no Rio, tenho o privilégio de assistir a filmes belíssimas, muitos dos quais, infelizmente, não chegam a Fortaleza. De qualquer sorte, vou indicar os melhores filmes a que assisti em 2009 e que, a meu ver, são finas iguarias para serem apreciadas a qualquer tempo: Ei-los:
    1) Desejo e Perigo (Ang Lee);
    2) O EquilibriSTA (documentário);
    3) Valsa com Bashir (documentário em desenho);
    4) Katyn;
    5) O Visitante;
    6) Palavra Encantada (documentário);
    7) Entre os muros da Escola (obrigatório para quem é professor);
    8) Foi apenas um sonho;
    9) O leitor;
    10)Dúvida;
    11)Milk - a voz da Igualdade;
    12)Um táxi para escuridão;
    13)O curioso caso de Benjamin Button;
    14) Frost - Nixon
    15) A troca;
    16) Um homem bom;
    17) Gomorra
    18) O Menino do Pijama Listrado (nota 1000)

    Alguns desses filmes, por terem concorrido ao oscar, certamente já passaram em Fortaleza. Espero que os tenha visto, pois são imperdíveis para quem gosta de um cinema que faz pensar e refletir.
    Quanto ao filme a que se reporta no Blog, devo dizê-lo que vi num fesival de filmes franceses, antes até do lançamento no Brasil, e as filas, no belíssimo Odeon (centro do Rio), eram de dobrar quarteirão. Isso para um filme sensível e tocante, ou seja, que foge às formulas fáceis dos "blockbusters", dos quais fujo como o Diabo foge da cruz.
    Um abraço e sucesso, também, na carreira de advogado.
    Vavá

    ResponderExcluir