quinta-feira, 21 de maio de 2009

CAFÉ DA MANHÃ COM TOM BARROS E PAULO OLIVEIRA



Desde que estou passando uma temporada aqui por Fortaleza venho sintonizando as rádios em busca de encontrar as minhas favoritas. Como sou um inveterado pelas notícias entro no carro e busco logo encontrar uma emissora que esteja no momento de apresentação de um jornal. Pelas manhãs, saio cedo em direção ao Master, onde faço um curso preparatório da Receita Federal, e fico trocando de sintonia. Resisti a princípio a ficar ouvindo o Programa Paulo Oliveira, talvez até por preconceito, pela preferência política do apresentador que vai de encontro a minha. Mas fui ficando na escuta. O bom papo, a boa prosa, os "causos" foram me cativando. O bate-papo de Paulo com Tom Barros nos deixa tão à vontade que parece que estamos na mesma mesa saboreando o café da manhã. O estilo mais sério e religioso de Tom se mistura ao jeito moleque e cearense de Paulo. É a junção do feijão com o arroz, do café com o leite, da cachaça com o mel. É realmente desestressante, mesmo no trânsito louco de Fortaleza, ouvir a conversa deles. Escutar Tom Barros falando com seu jeito de seriedade e ao mesmo tempo ver ressoar aquela risada gostosa do Paulo nos faz ver que a vida é feita para se viver com alegria, apesar dos inúmeros problemas. Quando não os escuto de manhã parece que faltou alguma coisa. A presença destes dois comunicadores do rádio enaltece e revigora este velho e genuíno instrumento de comunicação.

Hoje, ao ouvir o bate papo, me peguei a dar uma gargalhada sozinho com o tema da conversa. A mulher que estava com o carro ao meu lado no sinal, me olhou com uma cara que parecia dizendo: "Esse aí amanheceu meio doido". E eu nem aí para ela continuei sintonizado no programa, imaginando como se estivesse à mesa com os dois.

4 comentários:

  1. Cristiano, sou fã do Paulo Oliveira. Mesmo que os esquerdistas mais puritanos digam que ele é "reacionário", "inimigo dos sem-terra" e que ele "não gosta da linda loira lins", temos que admitir que o sujeito tem carisma. E carisma é algo que não se ensina em nenhuma escola de comunicação. E é esse tal de carisma que faz o sujeito conseguir tirar piada das situações mais sérias. Malcom X, Sebastião Belmino, o Lula e Jô Soares também são exemplos de sujeitos cheios de carisma. E só nos resta tentar aprender a se comunicar como esses caras, mesmo sabendo que isso não é tarefa fácil.

    E por favor, não deixe o fato de você ser do PT lhe afastar dos comentários do Paulo Oliveira. Garanto que irei transmitir sua simpatia ao Tom e ao Paulo. Por falar no Tom, quando a gente marcar de ir ao bar do Pacoti, vou levar um colega meu que é jornalista do DN e produtor do programa do Tom, na TV Diário. Vamos ter que marcar essa visita. Pode até que o Tom vá conosco e cante uma valsa por lá. Sabia que ele é cantor? Vá mais vezes ao Tocantins nas madrugadas de sábado. Se você der sorte, irá ver o Tom cantando por lá.

    Obrigado, Cristiano.

    ResponderExcluir
  2. São pequenas coisas como uma boa gargalhada logo pela manhã, que melhoram todo o astral do dia. estive olhando suas postagens e achei algumas muito interessante, tenha uma ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Cristiano
    Leia o blog da Monólitos. Alguém está pedindo que você se posicione diante dos escândalos. Reflita se deve responder.

    ResponderExcluir
  4. Leônidas, realmente o Paulo tem um carisma fantástico.
    Ticinha, agradeço sua presença como leitora e obrigado pelo comentário.
    Para o anônimo, tudo tem sua hora.

    ResponderExcluir