sábado, 30 de maio de 2009

GOVERNAR É ABRIR BIBLIOTECAS


Acho extremamente importante o acesso da população aos livros. Sempre fui um aficcionado pela leitura. Desde pequeno adorava ler gibis e e jornais(página dos esportes e policial). Depois passei para os chamados "best sellers". Depois livros relacionados à história. Hoje direciono minha atenção para os temas relacionados ao direito, às biografias, aos temas atuais.

As cidades americanas têm uma característica super interessante: a existência de uma biblioteca bonita, ampla e composta de um acervo que atenda aos anseios de seus leitores. Isto sim, é um exemplo a ser copiado dos americanos.
Quando fui secretário de cultura de Quixadá(1993-1996), consegui inúmeras doações que fizeram aumentar o acervo de nossa biblioteca municipal. Além disso fizemos uma série de aquisição de livros, incluindo todo o acervo de livros, fitas de vídeo e textos da Enciclopédia Barsa.
Alguns anos depois pude, como presidente da Câmara Municipal(2001-2004), fundar a Biblioteca Percílio Barreto. Consegui muitas doações de diversos órgãos governamentais, universidades e fundações. Lembro que consegui todo o acervo das publicações do Senado Federal, da Fundação Perseu Abramo, do Instituto Teotônio Vilela, entre tantos outros; além da assinatura de jornais e periódicos. Fizemos muitas aquisições tanto é que a biblioteca já nasceu com um acervo que ultrapassava a quantidade de 2.000 livros. Isto sem falar na aquisição de inúmeros títulos(DVDs) para a Videoteca João Bezerra Silva.
Acho fundamental que os governantes tenham uma atenção especial para as bibliotecas. É a democratização do saber, da leitura, do conhecimento. Nos poucos meses em que assumi o cargo de Prefeito de Quixadá, pude adquirir toda a coleção de livros da Editora Martin Claret, além de diversas publicações para pesquisas. Outro momento interessante, em minha despedida do cargo, foi a instalação na própria biblioteca Francisco Clineu Ferreira de um telecentro com 48 computadores com acesso gratuito à população. Espero que esta estrutura continue funcionando a contento.

Abordei este tema para demonstrar a satisfação pelo aniversário da biblioteca municipal de Quixadá em seu aniversário de fundação(28/05). Seu prédio foi inaugurado na administração do então Prefeito Renato de Araújo Carneiro em 5 de agosto de 1981. Depois sofreu diversas ampliações e reformas, sendo um espaço agradável mas ainda pequeno para atender à grande demanda dos leitores.
obs: A foto é do dia da inauguração do telecentro na biblioteca municipal(2007)


Um comentário:

  1. Esse é o caminho. O direito à educação,ao exercício da cultura, secularmente negligenciado ou negado ao povo,há de ser em nossa terra, além de um direito, um instrumento para a libertação e construção de uma nação justa de verdade.

    ResponderExcluir