sábado, 16 de maio de 2009

VITÓRIAS E DERROTAS ACONTECEM EM TODAS AS TRAJETÓRIAS


Li um texto em que relatava a história de um rei que estava passando por inúmeras dificuldades. Seu país estava passando por catástrofes naturais, muitas doenças afetando seu povo e além de tudo isso um país vizinho estava se preparando para iniciar uma guerra contra ele. Desesperado procurou um velho sábio para se aconselhar.

O velho sábio escutou longamente o relato do rei e lhe disse:

- Vou lhe dar dois envelopes contendo minha orientação. O primeiro você vai abri-lo amanhã. O segundo você o abrirá quando estiver vivendo momentos de extrema felicidade.
O rei saiu e no outro dia bem cedo abriu o 1o. envelope. Nele estava escrito: "ISTO VAI PASSAR".

E realmente passou, o rei conseguiu superar as dificuldades, venceu a guerra, conseguiu a união de seu povo, superou as doenças e as catátrofes que aconteceram.

A partir daí, aconteceram momentos de progresso em seu país. Ele conseguiu realizar grandes obras, a colheita passou a ser cada vez maior, seu povo estava cada vez mais sadio e feliz. Nesse período teve a benção de ver seu filho casado com a filha do rei vizinho, dando a perspectiva de muita paz e tranquilidade na região. Estando verdadeiramente alegre, o rei lembrou das palavras do sábio e correu para abrir o 2o. envelope. Ao abri-lo, lá dizia: "ISTO TAMBÉM VAI PASSAR".

Esta pequena parábola nos mostra como a vida é feita de altos e baixos. Não podemos achar que ao acontecer fatos extremos em nossa vida, esperar que ela está perdida ou que teremos sucesso eterno. Falo isto ressaltando a trajetória de um atleta olímpico: Diego Hypólito. Na olimpíada chegou para a disputa sob uma pressão tremenda. Resultado: derrota. Era o retrato do abatimento e desolação. Hoje ganhou duas medalhas de ouro em uma Copa do Mundo de Ginástica. É das dificuldades que arranjamos forças para alcançar as vitórias. Parabéns Diego pelo exemplo de vida e dedicação.