segunda-feira, 18 de maio de 2009

E A CRISE ECONÔMICA ?


É interessante fazermos uma avaliação de como o nosso país está enfrentando a crise econômica mundial. Desta vez o governo está enfrentando uma crise econômica sem ter que aumentar os juros. Também não está acontecendo um aumento da inflação. E os investimentos ao invés de serem cortados, estão sofrendo um aumento. Será que é mesmo o nosso Brasil ?

O país que chegou a pagar mais de 45 % de taxa selic no governo FHC. ? O país que teve que seguidas vezes pedir auxílio ao FMI. O país que enfrentou diversos surtos inflacionários. O país que teve que aumentar incrivelmente a dívida interna e externa.

É realmente o nosso país.

O país que em um encontro recente de economistas ganhadores do prêmio Nobel recebeu elogios unânimes pela gestão econômica. O país que lança um programa ousado de construção de casas populares no limiar de uma crise mundial. O país que vem cortando os juros seguidamente e no mês que vem deve chegar a casa inédita de 1 dígito. O país que foi reconhecido mundialmente pelo combate a fome e a pobreza.

É ainda muito pouco para sermos o país do futuro tão decantado, mas estamos no caminho certo. Até 2.010 serão implantados mais 210 Institutos Federais Tecnológicos pelo interior de nosso país. Estão em curso obras de infra estrutura em hidrelétricas, portos, aeroportos, ferrovias, estradas e a tão sonhada transposição do São Francisco.

Ainda é muito pouco realmente mas hoje o Brasil expande suas fronteiras comerciais, retirando-nos da exclusiva dependência norte-americana. Apesar da torcida contrária de muitos da imprensa brasileira estamos seguindo caminho.

Ainda falta muito. Precisamos de uma justiça ágil, uma educação básica de qualidade, uma melhor operacionalização de nossa saúde. Precisamos continuar sonhando. No ano que vem teremos eleição presidencial e teremos o embate entre este atual projeto e outras alternativas. Todavia o governo terá muito o que mostrar. Estará inaugurando inúmeras obras pelo Brasil. O medo dos oposicionistas está aí. A crise veio forte mas não atingiu como eles realmente queriam. Ainda bem, pelo bem de nosso país.

obs: hoje a PETROBRÁS descobriu mais petróleo em uma área abandonada. A CPI deve ter ajudado.

2 comentários:

  1. Meu caro Cristiano Góes, entre o discurso e a prática do Governo Federal existe uma diferença girtante, qual seja:
    1- Entre o volume ficticiamente proposto pelo Governo relativamente ao PAC,apenas 15% do total foi realmente investido;
    2- Assiste-se a um estardalhaço na mídia sobre obras e mais obras em execução, quando na realidade não passam de lançamento de pedra fundamental;
    3- O atraso é outra pedra no sapato do Governo, que gasta muito e gasta mal, impossibilitando a agilidade e rapidez que as obras requerem, que o digam Transposição, Transnordestina e dezenas de Cefets e Universidades Federais espalhadas pelo Nordeste e pelo Brasil, ainda em fase de terraplanagem e, quando conseguem avançar, a passos de tartaruga;
    4- A CPI pode até não ter ajudado a descobrir petróleo no pré-sal, mas vai ajudar ao Brasil a conhecer um pouco das tramoias e maracutaias desse tecnocrata arrogante e prepotente chamado Sérgio Gabrielli, que, diga-se de passagem, tem sido muito prejudicial aos interesses do Estado do Ceará e do povo cearense...
    Essa é a minha ótica, o Governo Lula, pra mim, está longe de ser o paraíso diuturnamente apregoado nos mais diversos meios de comunicação do Brasil, entre eles o seu Blog, meu ilustre!!

    ResponderExcluir
  2. Acredito sim que o Governo Lula stá aquem do que gostaríamos que fosse, contudo está muito além do governo anterior (FHC), que o que fez de melhor foi entregar o patrimônio nas mãos de poucos. Entenda melhor para quem recebeu estatais como a Vale, a empresa de telecomunicações entre outras, para pagar com o nosso dinheiro.

    Outro ponto a destacar e discordo do Carlos Neto, é com relação à grande mídia. Ela só divulga matérias boas sobre o Lula ou seu governo porque não dá pra esconder. Por exemplo, dá pra esconder que as exportações creceram; dá pra esconder que a credibilidade do país junto a outros paises creceu; dápra esconder que o país gera confiança para os investidores estrangeiros; dá pra esconder que o Lula é um estadista que leva e eleva o no do Brasil aos quatro cantos do mundo, se é que o mundo; dápra esconder que o Lula é homenageado por várias entidades internacionais por seu trabalho no combate as desigualdades.

    A grande mídia só não crítica mais o governo porque não pode. O maior espaço que ele tem é na mídia internacional enos blogs que hoje se destacam como um dos grandes meios de comunicação.
    Lula não tem outro sinônimo. é LULA LÁ.

    ResponderExcluir