segunda-feira, 18 de maio de 2009

E A CRISE ECONÔMICA ?


É interessante fazermos uma avaliação de como o nosso país está enfrentando a crise econômica mundial. Desta vez o governo está enfrentando uma crise econômica sem ter que aumentar os juros. Também não está acontecendo um aumento da inflação. E os investimentos ao invés de serem cortados, estão sofrendo um aumento. Será que é mesmo o nosso Brasil ?

O país que chegou a pagar mais de 45 % de taxa selic no governo FHC. ? O país que teve que seguidas vezes pedir auxílio ao FMI. O país que enfrentou diversos surtos inflacionários. O país que teve que aumentar incrivelmente a dívida interna e externa.

É realmente o nosso país.

O país que em um encontro recente de economistas ganhadores do prêmio Nobel recebeu elogios unânimes pela gestão econômica. O país que lança um programa ousado de construção de casas populares no limiar de uma crise mundial. O país que vem cortando os juros seguidamente e no mês que vem deve chegar a casa inédita de 1 dígito. O país que foi reconhecido mundialmente pelo combate a fome e a pobreza.

É ainda muito pouco para sermos o país do futuro tão decantado, mas estamos no caminho certo. Até 2.010 serão implantados mais 210 Institutos Federais Tecnológicos pelo interior de nosso país. Estão em curso obras de infra estrutura em hidrelétricas, portos, aeroportos, ferrovias, estradas e a tão sonhada transposição do São Francisco.

Ainda é muito pouco realmente mas hoje o Brasil expande suas fronteiras comerciais, retirando-nos da exclusiva dependência norte-americana. Apesar da torcida contrária de muitos da imprensa brasileira estamos seguindo caminho.

Ainda falta muito. Precisamos de uma justiça ágil, uma educação básica de qualidade, uma melhor operacionalização de nossa saúde. Precisamos continuar sonhando. No ano que vem teremos eleição presidencial e teremos o embate entre este atual projeto e outras alternativas. Todavia o governo terá muito o que mostrar. Estará inaugurando inúmeras obras pelo Brasil. O medo dos oposicionistas está aí. A crise veio forte mas não atingiu como eles realmente queriam. Ainda bem, pelo bem de nosso país.

obs: hoje a PETROBRÁS descobriu mais petróleo em uma área abandonada. A CPI deve ter ajudado.